Governo propõe 10% de aumento para professores
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de agosto de 2008
André Amorim<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Uma proposta de aumento de 10% no salário dos professores da educação básica deverá ser enviada à Assembléia Legislativa na próxima semana. Será encaminhado também um projeto de lei para a reformulação das carreiras dos professores do ensino superior.
As mudanças fazem parte do novo pacote do governo para a educação, anunciada ontem pelas secretárias de Estado Yvelise Arco-Verde (Educação), Lygia Pupatto (Ensino Superior) e Maria Marta Lunardon (Administração), durante a escola do secretariado, realizada no Museu Oscar Niemeyer. Um dos itens trata da criação de um plano específico de cargos e salários para os servidores estaduais da Educação.
As secretárias anunciaram ainda a construção de 12 escolas de excelência, que deverão mesclar ensino tradicional e profissionalizante em regiões do Estado onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. ''Serão no padrão do Colégio Estadual do Paraná'', garantiu o governador Roberto Requião. Para atrair docentes para esses locais, está prevista a construção de vilas de moradia para professores.
Foi anunciada também a construção de 600 quadras poliesportivas cobertas em escolas da rede pública. Outro projeto é a construção de 100 escolas em parceria com os municípios, que deverá ser iniciada no segundo semestre. Segundo Yvelise, já existe uma lista das cidades que serão contempladas. Tratam-se de escolas já enquadradas na chamada dualidade administrativa, em que o Estado já ocupa parte da responsabilidade pela educação. Nos municípios de baixo IDH o governo arcará com 70% da obra, nos de médio IDH, serão 50%.


