Governo promete investimento pesado
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, garante ter planos para ampliar nos próximos quatro anos o número de vagas para internamento de adolescentes com a construção de pelo menos mais 30 centros de socioeducação. Por enquanto, em todo o Paraná são 19 unidades que, juntas, ofertam 1.131 vagas. De imediato, aponta ter criado mais 86 vagas ampliando centros já existentes
O coordenador estadual dos Centros de Socioeducação do Paraná, Newton Grein, afirma ainda que em breve mais 78 vagas serão criadas com a conclusão do Cense de São José dos Pinhais e mais 78 na nova unidade de Piraquara, que está embargada na Justiça. ''Este problema deverá ser equacionado logo'', promete.
Mesmo assim, Grein aponta que o déficit de vagas seria de 120 para internamento de seis meses até três anos e de 30 para internamento provisório de até 90 dias. Ele ainda rebate o fato de os pedidos serem definidos depois de expirado o prazo de cinco dias de apreensão do adolescente e diz que seria ''impossível'' um pedido demorar quase seis meses para ser cumprido. ''Alguns casos, acredito que não tenham podido ser atendidos porque existem situações como a que acabei de receber hoje, de um adolescente ameaçado de morte. Entre um que furtou uma roupa e um ameaçado, tenho que pensar no ameaçado de morte.''
O coordenador cita ainda, porém, que os pedidos de vagas feitos dependem da rotatividade do sistema. ''Tenho 120 pedidos para internamento e 30 para o provisório. Só que há uma perspectiva de desligamento dentro de 20 dias entre 60 e 80 adolescentes. Portanto, muitas demandas não podem ser resolvidas instantaneamente'', complementa.
Grein comenta que o plano do Estado é construir unidades nas microrregiões de origem dos adolescentes para que eles fiquem mais próximos de seus familiares. Outra medida é construir unidades para internamento em regime semi-liberdade, o que otimiza a utilização das vagas. Neste tipo, estão sendo criadas 36 novas vagas em Paranavaí, Umuarama e Toledo.
Grein não soube dizer qual o índice de reincidência atual entre os adolescentes que cumprem medida de internação. Ele argumenta que a coordenação está passando por um período de reestruturação e adianta a possibilidade de os Centros de Socioeducação passarem a ser responsabilidade da Secretaria de Justiça, medida que divide opiniões. (L.A.)





