Governo privatiza serviços em 16 parques nacionais
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2001
Alexandre Palmar De Foz do Iguaçu 
Representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e diretores de unidades de conservação começaram, ontem, em Foz do Iguaçu, a elaborar um cronograma para a terceirização de 16 parques nacionais. O calendário com as datas da abertura de algumas licitações deve ser divulgado no final do encontro, amanhã.
Os primeiros parques que devem ter seus atrativos passados para o setor privado são os de Brasília (DF), Chapada dos Veadeiros (GO) e Caparaó (MG), que estariam com o plano de manejo (estratégia de ação para o ecoturismo e uso público) em estágio avançado, além das unidades de Sete Cidades (PI) e Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA).
Segundo o assessor do ministério, Ricardo Soavinski, a terceirização será feita nos serviços e equipamentos dos parques com o objetivo de aumentar o número de visitantes, oferecendo um bom atendimento ao público e garantindo a preservação das reservas. Ele negou, entretanto, que o processo possa ser interpretado como um passo para a privatização. As reservas são bens inalienáveis e patrimônios da União. Na verdade serão realizadas parcerias com prefeituras, ONGs e iniciativa privada.
O diretor do Parque Nacional do Iguaçu (primeira reserva a passar pela terceirização), Júlio Gonchoroski, completa que a revitalização desenvolvida pela concesionária Cataratas do Iguaçu S.A. deve aumentar a arrecadação do parque após as melhorias executadas pela empresa, que a União não teria condições de implantar.


