O Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Assaí (Região Metropolitana de Londrina), está em festa com a entrega de um novo espaço para a prática de atividades artísticas e culturais. O projeto foi contemplado pelo Programa APC - Kusanone (Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês) e a entrega oficial contou com a presença do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Masahiro Takagi e a vice-cônsul, Hazuki Yamamoto.

A cerimônia reuniu parte da comunidade escolar e autoridades de Assaí na sexta-feira (11), e encerra uma espera de dois anos após inscrição da escola no programa. “Acho que nosso colégio foi contemplado pelo foco na preservação da cultura e porque nossa comunidade de descendentes de japoneses é significativa”, conta a diretora Edná de Souza Gaspar.

Para a construção do prédio, o governo japonês fez a doação de pouco mais de R$ 315 mil para a APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) da escola, representado por Adenilson Wagner Felipe.

O cônsul-geral assistiu a uma apresentação de balé e conferiu os desenhos feitos pelos alunos, a maioria com temas japoneses. “A educação é a base. Se ela for forte, pode nos levar até o alto. Com esse projeto queremos fortalecer essa base não só nas crianças, mas jovens e adultos que estudam aqui também”, destacou Takagi.

Imagem ilustrativa da imagem Governo japonês entrega espaço de artes e cultura em Assaí
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O Espaço Cultural Multiuso beneficiará cerca de 700 alunos dos ensinos fundamental 2, médio técnico em meio ambiente e EJA (Educação de Jovens e Adultos). De acordo com a direção, a escola é muito importante para o município ao sustentar uma história de mais de 80 anos. “Agora temos um ambiente pedagógico adequado para que os nossos alunos desenvolvam ainda mais a criatividade”, comemorou a direção.

IMPACTO E SUSTENTABILIDADE

O programa de assistência financeira do Japão tem o objetivo de ajudar projetos comunitários dos países em desenvolvimento nas áreas de educação, saúde e social. Cada consulado fica responsável por receber as propostas e avaliá-las. Projetos ao redor do mundo podem ser contemplados com uma ajuda de até US$ 100 mil.

O programa oferece apoio a projetos propostos por vários organismos, tais como ONGs e autoridades públicas locais. A análise para a seleção do projeto tem como prioridade para o governo do Japão seu impacto e sustentabilidade.

Imagem ilustrativa da imagem Governo japonês entrega espaço de artes e cultura em Assaí
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

“O objetivo é auxiliar em algo que sirva para o desenvolvimento da cidade. Nesse caso de Assaí, foi um projeto educativo, um salão para uso integral com educação de música, artes e dança. Tenho certeza que essa obra vai fortalecer o colégio”, disse Takagi, ressaltando a importância do município na preservação da cultura japonesa. “Assaí é uma cidade amiga do Japão há muitos anos. Um lar com muitas possibilidades de crescimento e nosso desejo é fortalecer essa parceria contribuindo de alguma forma no campo da educação”, completou.

O Colégio Estadual Barão do Rio Branco se inscreveu no programa em 2018 e no ano passado recebeu a visita do então cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, que teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o trabalho de acolhimento dos alunos que vêm do Japão para o Brasil e o projeto de arte e dança voltado para a cultura.

SERVIÇO - Mais informações sobre o Programa Kusanone no site do Consulado do Japão em Curitiba (www.curitiba.br.emb-japan.go.jp) ou pelo fone (41) 3322-4919