Curitiba - O governador Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (19), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a ordem de serviço autorizando obras de construção da Cadeia Pública de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). A nova unidade terá 136 vagas para presos masculinos. O complexo será um Centro de Detenção Provisória, local onde ficam os presos que ainda aguardam julgamento. O espaço será construído em um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, doado pelo município. O investimento será de R$ 7,3 milhões, financiado com recursos do Tesouro do Estado. A expectativa é que a obra leve 12 meses, sendo finalizada em julho de 2022.

Imagem ilustrativa da imagem Governo autoriza construção da Cadeia Pública de Arapongas
| Foto: Jonathan Campos - AEN

O CDP será erguido na região do Parque Industrial XI, ao Sul da cidade, em um terreno cedido pela prefeitura à Sedu (Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas). A obra faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Segurança Pública para melhoria do sistema penitenciário. Uma das metas é reduzir o número de presos em delegacias, abrindo vagas e transferindo-os para presídios. Desde 2019, o número passou de 12 mil para 800 presos, atualmente. “Nossa meta é zerar esse número, colocando essas pessoas em locais mais adequados e deixando que a Polícia Civil cumpra sua finalidade de investigação”, afirmou o governador.

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, afirmou que a obra é esperada com ansiedade pela população. “Nossa cadeira atualmente fica dentro da cidade, e precisa sair de lá. Com essa nova construção, a gente vence essa barreira. Além disso, tenho certeza que haverá também uma valorização do local onde o presídio será desmanchado”, explicou.

EM OUTRAS REGIÕES

A Sesp entregou três novas unidades penais em dois anos e meio: a Cadeia Pública de Campo Mourão (Centro-Oeste), com 382 vagas; a ampliação da Penitenciária de Foz do Iguaçu I, no Oeste, com 501 vagas; e o Centro de Integração Social, no Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, com 216 vagas para presas mulheres.

ESTRADAS RURAIS

No evento, o governador também assinou um convênio do Programa Estradas da Integração, que tem como objetivo melhorar a trafegabilidade nas zonas rurais. O documento libera o investimento de R$ 2,4 milhões para a pavimentação poliédrica de duas estradas rurais com pedras irregulares. As obras serão realizadas no trecho Bandeirantes, com 2,55 quilômetros, e no trecho Novo Mundo, com 6 quilômetros, totalizando 8,5 quilômetros.

“Arapongas está sendo agraciada com esse investimento que vai pavimentar quase 10 quilômetros em estradas rurais que são grandes artérias da produção do agronegócio da cidade. Isso melhora a infraestrutura e a logística para os agricultores e leva melhores condições de trabalho para quem vive no campo”, acrescentou o governador Ratinho Junior. (Com informações da AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1