Imagem ilustrativa da imagem GM já fez mais de 600 autuações por descumprimentos em 10 dias
| Foto: Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

A Guarda Municipal, em conjunto com os fiscais da secretaria de Fazenda, segue fazendo cumprir os decretos municipais sobre a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em toda extensão de Londrina, além de interditar as áreas públicas, lagos, praças, parques, ciclovias, entre outros espaços públicos que possam contribuir para que pessoas se aglomerem durante o combate à pandemia do novo coronavírus.

A força-tarefa intensificada teve início no dia 11, após anúncio do decreto, e segue até a próxima quarta-feira (24). De acordo com informações do Setor de Estatística da Guarda Municipal, até às 6h30 desta segunda-feira (21) a central telefônica recebeu 1.137 denúncias de algum tipo de descumprimento referente aos decretos nos últimos dez dias, das quais 1.081 foram atendidas pela GM e 56 tiveram encaminhamento para outros órgãos fiscalizadores. O trabalho resultou em 663 autuações e termos de constatação.

Em bares, a fiscalização registrou 42 termos de constatação e 38 autos de interdição, resultando em 80 estabelecimentos interditados pela fiscalização. Apenas em dois lugares foi constatado consumo no local. O número de pessoas flagradas consumindo bebida alcoólica em via pública, o que é proibido pela “Lei Seca” ficou em 30.

Na última sexta-feira (18), a Guarda Municipal junto com os fiscais da Secretaria de Fazenda verificou 12 locais que tinham sido alvos de denúncias, entre eles bares, distribuidoras de bebidas, lanchonetes e espaços para festas. Foram lavrados dois autos de interdição, dois autos de autuação, dois autos de notificação e dois autos de infração.

De acordo com o inspetor GM Eliel Costa da Guarda Municipal, a instituição está com um efetivo maior nas ruas para garantir a fiscalização. “Fizemos vários bloqueios nas principais vias de acesso às áreas de lazer interditadas. Além do patrulhamento com viaturas, contamos com patrulhamento a pé nas imediações do lago Igapó dois. Vivemos um momento crítico no combate ao coronavírus. Os números da pandemia falam por si, portanto nós estamos trabalhando para evitar qualquer tipo de aglomeração, e a falta do uso obrigatório da máscara de proteção. Quem insistiu em descumprir foi autuado, principalmente por aglomeração nas cachoeiras da área urbana”, alertou.

CACHOEIRA

Após receber denúncia de consumo de bebida alcoólica e uso do espaço público interditado, no início da tarde de domingo (20), a GM foi até uma cachoeira localiza na zona leste. Foi constatada a presença de algumas pessoas, o que resultou em cinco autuações por estarem naquele espaço e o mesmo número pela não utilização de máscara de proteção.

Quem for flagrado sem utilizar o equipamento de proteção poderá ser multado em R$ 300. Denúncias podem ser feitas para o telefone 153 da Guarda Municipal e para o WhatsApp 99995-0272.