Imagem ilustrativa da imagem GM interdita bar na zona oeste de Londrina
| Foto: Bruno Amaral - Defesa Social

A Companhia de Choque da Policia Militar e a Guarda Municipal de Londrina foram acionadas na noite de quarta-feira (23) por causa de uma denúncia de desrespeito ao decreto estadual de toque de recolher na noite de quarta-feira (23). Um bar localizado na avenida Maringá (zona oeste) foi lacrado e, segundo as autoridades, permanecerá interditado por sete dias. Segundo o inspetor geral da GM, Angelo Henrique de Matos, cerca de 100 pessoas estavam no estabelecimento. Muitos alegaram aos guardas que estavam comendo e bebendo e, por isso, estavam sem máscaras. “Mas 15 pessoas que estavam no estabelecimento nem máscaras tinham e foram autuadas”, relatou.

Segundo o inspetor, o responsável pelo bar foi autuado por aglomeração indevida e é reincidente por estar funcionando além do horário estabelecido pelo decreto. “Na segunda-feira já teve uma autuação desse estabelecimento por estar aberto fora do horário permitido. Em outra oportunidade foi constatado que eles estavam permitindo o uso do narguilé dentro do estabelecimento, o que também é uma infração”, detalhou Matos. Por ser a terceira infração, desta vez o bar foi lacrado.

O proprietário do bar justificou a demora em fechar o bar devido a um problema com a Copel (Companhia Paranaense de Energia). "Já entramos com ação judicial, ganhamos, porém eles não ligaram a nossa luz ainda, por isso estamos trabalhando com um gerador de energia, que aluguei por 1600 reais por mês, e mais gasto diário com gasolina", destacou o proprietário. De acordo com ele, ontem o gerador superaqueceu e ficou caindo a energia toda hora. "Com isso ligava o computador e desligava toda hora, então não estávamos conseguindo fechar as comandas. Só conseguíamos fechar bem lentamente, e por isso passou um pouco do horário", justificou. Segundo ele, o estabelecimento estava com a lotação permitida da casa, que são 88 pessoas. Ele garantiu que o segurança cobra o uso da máscara na entrada e quando o cliente se levanta no bar. "Na correria, quando a polícia fez todos saírem do bar, uma ou outra máscara foi perdida. Nós iremos recorrer da decisão", afirmou.

JARDIM BOTÂNICO

Matos também relatou uma aglomeração nas imediações do Jardim Botânico, na zona sul. Segundo ele, uase 100 pessoas foram flagradas na madrugada desta quinta-feira (24). “Havia várias infrações sendo cometidas no local. Além de se aglomerarem, as pessoas estavam consumindo bebidas alcoólicas e cometeram várias infrações de trânsito, inclusive se evadiram com suas motocicletas mata adentro. As que permaneceram no local foram qualificadas e autuadas. Os guardas identificaram o organizador de um evento denominado “Encontro de motos, rolezão sem rumo”. "Foi lavrado auto de infração em nome do responsável. A aglomeração foi dispersada e os documentos do organizador serão encaminhados ao Ministério Público", detalhou. A Guarda Municipal não forneceu o nome do organizador do evento.

SERVIÇO - Denúncias à Guarda Municipal podem ser feitas pelo 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp (43) 9 9995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que, para efetivação da denúncia, o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.