A central da Guarda Municipal de Londrina registrou 66 denúncias no último final de semana (15 e 16 de agosto), das quais 14 resultaram em termos de constatação de diversas naturezas, entre elas aglomeração de pessoas, falta de medidas profiláticas, uso de narguilé, comércio em desacordo com horário entre outras.

Imagem ilustrativa da imagem GM de Londrina recebe 66 denúncias de festas
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha 12-02-2020

Segundo informações da Defesa Civil, entre sábado e domingo os guardas municipais atenderam várias ocorrências de festas com aglomeração, falta do uso de máscara e uso de narguilé. Cerca de 40 pessoas foram flagradas em uma festa e 80 pessoas em outra, em um bar que não apresentou alvará de funcionamento. O evento foi interrompido e os responsáveis foram notificados.

BALANÇO

Informações do Setor de Estatística da Guarda Municipal apontaram que nas três primeiras semanas do mês a "Central 153" recebeu 430 denúncias, das quais 372 foram atendidas pela GM e 58 foram encaminhadas para os demais setores responsáveis pela fiscalização. O levantamento aponta ainda que em 55,6% dos atendimentos realizados pela instituição não houve constatação de irregularidade. A secretaria reforça que a denúncia deve ser feita com o máximo de informações para evitar esse tipo de situação.

Até o momento, a central da GM já recebeu 6.832 denúncias, das quais 5.521 foram atendidas pela guarda e 1.311 foram encaminhadas para outros órgãos de fiscalização. Desde o mês de março já foram registrados 821 termos de constatação de irregularidades.

De acordo com a secretaria, é recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM através do WhatsApp no momento exato em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. A GM alerta que não se deve repassar informações equivocadas e trotes, pois de acordo com o artigo 340 do Código Penal, “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.

SERVIÇO - A população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que para efetivação da denúncia o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.