A Guarda Municipal de Londrina recebeu uma denúncia nesta terça-feira (1) e interditou, pela terceira vez, um bar localizado no jardim Bandeirantes, zona oeste. Segundo informações da GM, no local era realizado um bingo. O decreto municipal n° 834 de 2020 proíbe a realização de eventos de quaisquer naturezas na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem GM de Londrina interdita bar pela terceira vez
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

“Esta é a terceira denúncia que atendemos, referente ao mesmo estabelecimento. Novamente foi lavrado o termo de constatação, por conta da aglomeração de pessoas e da prática de evento, que está proibida conforme decreto municipal. Além disso, constatamos também a realização de bingo no local. Por se tratar de uma contravenção penal, encaminhamos o gerente do estabelecimento à autoridade policial, por conta do flagrante de prática de jogos de azar. Estavam no local aproximadamente 50 pessoas, dentre os quais alguns idosos”, informou o inspetor GM Reis.

A GM registrou boletim de ocorrência e lavrou termo de constatação pelo flagrante de realização de evento e pela aglomeração de pessoas.

BALANÇO

De acordo com balanço divulgado pela secretaria municipal de Defesa Social, até o dia 30 de agosto, a Central da GM registrou 7.075 denúncias durante os cinco meses da pandemia do coronavírus. Do total, 5.725 foram atendidas pela Guarda Municipal, e destas, 3.012 não tiveram constatação do fato quando a viatura chegou nos locais. Em outras 2.713 ocorrências, foram constatadas diversas irregularidades. Casos de competência dos demais órgãos fiscalizadores somaram 1.350 ligações.

De acordo com o relatório, são 1.282 denúncias referentes ao funcionamento de comércios em horários diferentes do estabelecido pelos decretos municipais, constatação de aglomeração, falta de Equipamento de Proteção Individual, entre outras. Referentes à aglomeração em praças, parques, lagos, residências e outros locais, somaram 832 casos. Aglomerações referentes a eventos, festas, esportes, cultos e similares, foram 309 casos.

Fiscalização quanto ao uso de máscara de proteção atingiu a marca de 217 atendimentos, dos quais 93 tiveram doações, 65 geraram advertências e outras 59, multas. Constatações de descumprimento em construção civil resultaram em 44 atendimentos. Houve ainda 28 denúncias de uso de narguilé em espaços públicos e privados e, até o momento, foi registrado um caso de quebra de isolamento social.

O número acumulado de termos de constatação lavrados até o momento é de 877. Ao todo, foram 71 interdições em comércios funcionando em horário irregular, festas, eventos e partidas esportivas irregulares.

Informações do setor de estatística da GM apontaram que, até o final de quinta-feira (27), a Central 153 havia recebido 673 denúncias, das quais 576 foram atendidas pela GM e 97 foram encaminhadas para os demais setores responsáveis pela fiscalização. Só neste mês, a Guarda Municipal registrou 123 novos termos de constatação. A Secretaria Municipal de Defesa Social reforça o pedido para que a denúncia inclua o máximo de informações, contribuindo para um atendimento mais eficaz. As informações são do N.Com

SERVIÇO - A população pode ligar para a Central 153 da Guarda Municipal, com ligação gratuita. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas