GM de Londrina faz palestra aos idosos sobre golpes financeiros
Atividade será realizada nesta sexta-feira no CCI Norte; inscrições estão abertas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Atividade será realizada nesta sexta-feira no CCI Norte; inscrições estão abertas
Reportagem local

Nesta sexta-feira (30), a Guarda Municipal de Londrina promove uma palestra sobre prevenção contra roubos, assaltos e golpes voltados ao público idoso. A atividade será realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte, localizado na Rua Luís Brugin, 570, conjunto Maria Cecília. O início está programado para 9h30, com previsão de encerramento às 11h.
A ação é gratuita e está com inscrições abertas para pessoas com 60 anos ou mais, já que as vagas são limitadas. Os interessados podem ir presencialmente na recepção do CCI Norte, ou entrar em contato pelo telefone (43) 3373-0092. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
TIPOS DE GOLPES
Segundo a GM Roselaine dos Santos, integrante da Guarda Escolar, durante a palestra serão apresentadas orientações práticas sobre os principais golpes aplicados contra idosos. Entre eles, está o golpe do falso parente, no qual os idosos recebem ligações de pessoas fingindo ser um familiar em apuros, solicitando dinheiro com urgência.
Outro golpe recorrente é o das fraudes bancárias, em que ligações falsas são realizadas com o objetivo de obter senhas e dados bancários das vítimas.
COMO SE PROTEGER
A GM Roselaine reforçou como se proteger desses tipos de golpes. “Desconfie de pedidos urgentes de dinheiro e busque sempre confirmar com outros familiares antes de tomar qualquer atitude. Nunca informe senhas, documentos ou dados bancários pelo telefone, e-mail ou redes sociais; ao receber visitas de prestadores de serviço, sempre exija identificação e ligue para a empresa para confirmar. E evite clicar em links desconhecidos enviados por SMS, e-mail ou redes sociais”, explicou.
De acordo com a GM, a atividade no CCI Norte vai trazer orientações sobre os riscos dos golpes para toda a população. “Acredito que, por meio dessas palestras, conseguimos reforçar os cuidados em relação aos perigos e consequências que os diversos tipos de golpes podem trazer, e que todos nós, de uma maneira geral, podemos estar sujeitos também”, afirmou.
A coordenadora do CCI Norte, Gleyci Tamires, explicou a importância da ação para o público do Centro de Convivência. “Infelizmente, as pessoas idosas são aliciadas por golpistas diariamente, seja nas ruas, por ligações telefônicas ou redes sociais. E sabemos que os golpes estão sempre mudando, então é preciso que as pessoas estejam em alerta para que não caiam nessas armadilhas”, disse.
A Guarda Municipal reforça que casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente aos familiares e, se necessário, registrados via boletim de ocorrência. A orientação é nunca fornecer dados pessoais ou bancários por telefone, redes sociais ou a desconhecidos.
(Com informações do N.Com)

