A secretaria municipal de Defesa Social de Londrina divulgou o balanço da fiscalização dos decretos de combate à pandemia de sexta-feira (9) a domingo (11). A central de atendimento da Guarda Municipal de Londrina registrou 46 denúncias. Durante o fim de semana, foram lavrados 12 termos de constatação para flagrantes de irregularidades, dos quais sete foram para pessoas flagradas sem utilizar a máscara de proteção. O equipamento de proteção é obrigatório para quem estiver fora de suas residências.

Imagem ilustrativa da imagem GM de Londrina encerra partida de futebol e dispersa 100 pessoas
| Foto: Defesa Social - Divulgação

Uma das principais ocorrências foi registrada no sábado (10) à tarde, quando a Guarda Municipal recebeu uma denúncia via WhatsApp de que na zona leste estaria acontecendo uma partida de futebol com aglomeração de pessoas. Os guardas constataram que cerca de 100 pessoas estavam acompanhando a partida. Foi feito um termo de constatação em nome do organizador do evento.

A Guarda Municipal dispersou algumas pessoas aglomeradas em uma praça da zona leste. Devido à grande quantidade de pessoas foi utilizado um áudio institucional com informações sobre as medidas de prevenção contra Covid-19.

AGLOMERAÇÃO EM BAR

Na noite de sexta-feira, durante a operação integrada (Aifu). O responsável por um bar, onde havia cerca de 100 pessoas aglomeradas, foi autuado. Ainda na sexta, outro bar, no conjunto Cafezal (zona sul), foi flagrado aberto após o horário permitido. A equipe registrou a ocorrência e lavrou termo de constatação em nome do responsável pelo estabelecimento.

No início da tarde de sábado, a central da GM recebeu denúncia do funcionamento de uma obra de construção civil na região central. O denunciante estaria incomodado com o barulho. A equipe de guardas municipais confirmou a reclamação e lavrou termo de constatação em nome do responsável.

Por volta das 20h de domingo (11), a Guarda Municipal foi atender denúncia de aglomeração e som alto em uma praça localizada na Vila Industrial, zona oeste. As equipes lavraram nove autos de infração da lei seca municipal e sete termos de constatação para pessoas flagradas sem máscara. Durante a abordagem, um homem que não utilizava a máscara proferiu palavras de desacato e inclusive tentou agredir os guardas.

Diante do flagrante ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia. Em vistoria na praça os agentes da GM encontraram algumas porções de maconha e outros itens utilizados para o consumo do entorpecente. O proprietário não foi identificado e os objetos foram entregues na delegacia.

BARREIRA SANITÁRIA

Também no fim de semana a GM atuou com uma barreira sanitária no Calçadão (área central), pela manhã de sábado, e nas imediações da Barragem do Igapó, Lago 2, e Aterro, na parte da tarde. Várias pessoas foram orientadas a respeito das medidas de segurança e combate à pandemia. Quem precisou de máscara e álcool em gel foi atendido pelos guardas. As equipes também fizeram a divulgação do projeto Informar para Proteger, que leva informações de quando e como a população pode acionar os serviços oferecidos pela GM através do telefone de emergência 153. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1