O caminhão que provocou o acidente que resultou em danos no viaduto da PR-444 foi identificado pelas câmeras do Projeto Muralha Digital, da Guarda Municipal. A informação foi repassada nesta quarta-feira (2) pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina).

De acordo com o secretário da Sestran, Paulo Argati, foram iniciadas buscas por meio de imagens recuperadas. Na terça-feira (1), houve uma informação que provavelmente parte de um caminhão com carga excessiva teria se chocado contra o pontilhão por volta das 5h30 do dia 24. “Houve a conferência das imagens e nós localizamos, através da câmera, esse caminhão passando, todo amassado e com a carroceria erguida”, comenta Argati.

De acordo com o secretário, a informação foi levada até a Polícia Civil, que abriu inquérito e foi até o endereço do proprietário do veículo, que é de Astorga (Noroeste). "Os policiais encontraram o veículo, fizeram a apreensão e o encaminhamento para perícia e também ficará à disposição da Justiça para as providências necessárias”, explica.

O proprietário foi intimado a comparecer à 22ª Subdivisão Policial (SDP) para prestar esclarecimentos. O delegado-chefe da 22ª SDP, Maurício Camargo, responsável pelo inquérito, afirmou, na tarde desta quarta-feira (2), que os responsáveis pelo acidente ainda não haviam se apresentado para prestar depoimento.

Segundo o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, quanto às providências futuras, “houve um grande prejuízo ao patrimônio público e vai ser preciso consertar esse pontilhão e não é justo que o contribuinte arque com esse custo sem ser ressarcido por isso”.

O setor jurídico da Prefeitura de Arapongas foi acionado e vai tomar as providências cabíveis. Uma empresa de São Paulo foi contatada para fazer uma avaliação mais detalhada da situação da ponte.

Interdição

O viaduto da Rua Guaratinga, no local conhecido como “trevão”, está interditado desde a sexta-feira (27). A interdição, por tempo indeterminado, foi solicitada por meio de ofício do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

O DER relata que houve "danos consideráveis, que comprometeram a integridade estrutural, não sendo mais capaz de desempenhar adequadamente a função de suporte e transferência de cargas". A sugestão é que o local "fique interditado para veículos, considerando que o tráfego pode causar uma sobrecarga e vibrações que podem causar o desplacamento do concreto desagregado, oferecendo risco a quem passa sob o viaduto".

A orientação é evitar transitar pelo local e procurar rotas alternativas, além de seguir a sinalização. Já parte da PR-444, no sentido Londrina, continua com o tráfego parcialmente bloqueado, mas fluindo normalmente, desde a quinta-feira, 26.

Projeto Muralha

O Projeto Muralha compreende várias câmeras inteligentes, instaladas nas entradas e saídas da cidade, com o poder de captar imagens e reconhecer placas de veículos que entram e saem de Arapongas. Por dia são checadas, através do Projeto Muralha, cerca de 150 mil placas de veículos.

(Com informações da Prefeitura de Arapongas)

mockup