Foz do Iguaçu - O professor Gleisson Alisson Pereira de Brito foi nomeado reitor da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). O decreto, datado de 31 de maio, foi publicado nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial da União, para o mandato de quatro anos. Brito é o primeiro reitor eleito da Unila, que tem sede em Foz do Iguaçu (Oeste). A posse oficial ainda será marcada pelo Ministério da Educação.


O novo reitor foi eleito em sessão extraordinária do Consun (Conselho Universitário), realizada no dia 1º de novembro de 2018. Na ocasião, os conselheiros confirmaram o nome de Brito, que foi escolhido em consulta pública à comunidade acadêmica, realizada no dia 24 de outubro.



Natural de Curitiba, Brito é docente desde 2013 da Unila, onde leciona nos cursos de graduação de ciências biológicas, biotecnologia e saúde coletiva, além do mestrado em biociências. Graduado em ciências biológicas pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, concluiu mestrado e doutorado em fisiologia pela UFPR. Antes de trabalhar na Unila, ele atuou como docente na Universidade Federal do Maranhão, na UFPR, e em universidades particulares como a PUC-PR e a Universidade Gama Filho.