GIRO PELO PARANÁ
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de março de 2017
[email protected]<br>(43) 3374-2124 
Coleta de resíduos na zona rural
Medianeira - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Medianeira (Oeste) inicia no dia 13 de março o serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos na zona rural. O objetivo é evitar que materiais recicláveis sejam descartados no meio ambiente. Serão cinco coletas durante o ano, conforme cronograma divulgado pela secretaria de Agricultura Sustentável e Abastecimento. Nos dias programados, os moradores devem levar o lixo reciclável nos salões das comunidades, abastecedouros comunitários ou em pontos na beira das estradas principais.
Operação Lata Velha
Maringá A equipe da Secretaria da Fazenda de Maringá (Noroeste) está realizando a Operação Lata Velha, para coibir o abandono de veículos nas vias públicas. Só nos dois primeiros meses de 2017, a Ouvidoria registrou 20 reclamações. Após o recebimento da denúncia, é feita uma consulta de dados para tentar localizar o proprietário e levantar se há registro de débitos e multas. Uma notificação é fixada no automóvel, concedendo prazo de 10 dias para o dono fazer a retirada. Quando a autuação não é atendida, a prefeitura recolhe o veículo que só é liberado após o pagamento das taxas de remoção (R$ 69,30) e diária (R$ 115,30 por dia).
Aulas da UAB em Tamarana
Tamarana - A primeira aula da primeira turma de um curso de ensino superior público ofertado em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina) foi realizada no dia 4 de março. Os estudantes aprovados no vestibular para a graduação em Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Maringá tiveram um contato inicial com representantes da UEM e receberam orientações sobre o ensino a distância, que é a modalidade pela qual o curso será realizado. A iniciativa é possível graças ao polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) instalado na Escola Municipal Professora Iracema Torres Rochedo, na área central. Os universitários terão aulas no local uma vez por semana e irão desenvolver as demais atividades em casa mas eles também podem estudar nos computadores do próprio polo. A turma conta com 13 estudantes. Porém, haverá uma segunda chamada ainda em março para completar o quadro de 15 vagas. O ano letivo começa no dia 3 de abril. A intenção da secretaria de Educação de Tamarana é inscrever o município em mais cursos de ensino a distância oferecidos pela UEM, como Pedagogia.
Ações para a comunidade
Ivaiporã - O Programa Ivaiporã em Ação acontecerá no dia 18 de março, na Vila João XXIII, em Ivaiporã (Vale do Ivaí). Serão beneficiados também as comunidades dos jardins Luiz XV, Imperial, Casagrande I, II e III, Brasília e Ouro Preto.
Durante o dia todo, equipes dos vários departamentos da prefeitura realizarão ações de combate à dengue, visitando as residências do bairro com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor. Outros serviços programados são verificação da qualidade da iluminação pública, informações sobre IPTU, ISS, alvará e regularização fundiária, distribuição de mudas de hortaliças, cadastro de pessoas à procura de emprego e vacinação. O Departamento de Esporte e Lazer oferecerá atividades e também haverá uma sala lúdica com jogos pedagógicos e espaço para leitura. O programa Ivaiporã em Ação tem como parceiros Copel, UEM, Sesc, Sanepar, Senac, Corpo de Bombeiros, Secretaria Regional de Esporte e Turismo, 6ª Companhia Independente de Polícia Militar e Polícia Civil.


