GIRO PELO PARANÁ
Cinco mil alunos em recesso
Ibiporã - Os 5.405 alunos das escolas e centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) entram em recesso escolar a partir do dia 18. O retorno às aulas, tanto para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), será em 1º de agosto. O CMEI Mãezinha do Céu (Centro) ficará de plantão durante as férias para atender alunos cujas mães trabalham. Já os diretores, professores e coordenadores pedagógicos retornam uma semana antes, pois no período de 25 a 29 de julho participam de uma formação continuada e encontro pedagógico e administrativo. O término do segundo semestre será em 16 de dezembro.
Atendimento à comunidade
Reserva Diversos serviços gratuitos para a população de Reserva (Centro) serão oferecidos nesta quinta (14) e sexta-feira (15), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Evangelina Bittencurt dos Santos (Rua Ivaí, 700). Vagas de emprego, direito do consumidor, documentação, Nota Paraná, tarifa social de água e luz, orientação jurídica, direitos humanos, assistência social, entre outros serviços serão oferecidos. Os interessados deverão levar comprovante de residência e documentos pessoais em bom estado. O evento será realizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos em parceria com outras secretarias estaduais, prefeitura e outras instituições.
Ensino da Matemática
Marialva - Professores do Ensino Fundamental de Marialva (Noroeste) discutem novos métodos de ensino de Matemática. O objetivo do Programa de Formação Continuada é melhorar a mediação dos conteúdos pelos servidores e a compreensão pelos alunos. Frações, porcentagens e números decimais estão sendo revisados. A capacitação, ministrada pela doutora Magna Natalia Marin Pires, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), aborda diferentes técnicas de estímulo à interpretação dos números. Durante a atividade, os professores dos quarto e quinto anos apresentaram dúvidas sobre a construção de enunciados de problemas e retas decimais. Para a doutora, a Matemática é fundamental à formação do raciocínio lógico das crianças e, consequentemente, no auxílio de tomada de decisões em estágios posteriores à infância.
Aniversário de Irati
Irati Desde o início do mês tem sido realizadas várias atividades em alusão aos 109 anos de Irati (Sudeste), comemorado na próxima sexta-feira, 15. Na quarta-feira (13), o show será com a banda iratiense Beltane. O show marca também os 20 anos da banda de estilo heavy metal. No dia 14 é a vez do cantor e compositor sertanejo Renato Teixeira apresentar seus sucessos. Os shows são gratuitos e serão realizados na Rua da Cidadania, sempre às 20 horas. No dia 15, data de aniversário do município, as atividades se iniciam logo às 8 horas, na Praça da Bandeira, com o Ato Cívico. O 28º Rodeio Crioulo Cultural da Integração também tem início no dia 15 e se estenderá até o domingo, 17. As atividades campeiras e artísticas serão realizadas no CT Willy Laars. Os bailes serão realizados no Park Dance. No dia 15 ocorre o Baile dos Patrões, com o grupo Os Mateadores. Já no dia 16 no baile dos Peões, o Grupo Cordeona anima o salão.





