Ampliação da vacinação
Cambé - A campanha de vacinação contra a gripe, que teve início dia 22 de abril em todo o país continua. Conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), repassadas no início de agosto, a faixa etária de alguns grupos foi ampliada, a fim de utilizar todas as vacinas contra a gripe disponibilizadas para os municípios. Segundo a Sesa, fica a cargo de cada município selecionar quais grupos seriam prioritários, caso houvesse vacinas remanescentes. No início deste mês, adolescentes de 11 a 17 anos e adultos de 55 a 60 anos foram incluídos nos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) está disponibilizando a vacinação contra a Gripe também para os professores da rede municipal, considerando que a classe permanece em contato direto com crianças, faixa etária mais suscetível a contrair o vírus da gripe. A meta geral do município era vacinar 20.808 pessoas, até a primeira semana de agosto, 16.990 pessoas haviam sido vacinadas, o que atinge 81,65% do planejado.

Recomposição florestal
Apucarana - A Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana (Centro-Norte) deu início ao plantio de 350 mudas de 10 espécies de árvores nativas em área de preservação permanente localizada junto ao Córrego Jurema, na ligação entre o Jardim Gramado e o Núcleo Habitacional Papa João Paulo I. O serviço deve ser concluído na sexta-feira.

Melhorias nos semáforos
Arapongas - A Diretoria de Trânsito iniciou nesta semana a troca dos módulos nos sinaleiros de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). Nesta primeira etapa foram adquiridos 150 módulos de LED que serão utilizados para substituição dos módulos atuais nos semáforos tipo T e os repetidores, e ainda estarão disponíveis para possíveis emergências ocasionadas pelo desgaste de lâmpadas e instalação de novos semáforos. A estrutura da sinalização luminosa é composta por três sistemas, sendo necessários diferentes equipamentos e adaptações para realizar o processo de substituição integral, por isso dividido em três etapas. Segundo o gerente de trânsito, José Fernandes da Paz Neto, a instalação dos módulos de LED além de beneficiar os condutores e pedestres por apresentar maior visibilidade irão contribuir com a economia de energia e gastos com manutenção. "Em um cruzamento, por exemplo, a redução será de 400 watts para 70 watts de energia. Sem contar que esta iluminação não sofre ofuscamento do sol garantindo a visibilidade mesmo contra a luz solar."

Imagem ilustrativa da imagem GIRO PELO PARANÁ
| Foto: Divulgação
Banda da Guarda Municipal
Foz do Iguaçu - A Banda de Música da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu (Oeste), que realizou sua primeira apresentação no fim de semana, é formada por 20 músicos formados que estavam parados em sua prática e integrantes da GM. O trabalho é voluntário e foi iniciado em julho. A banda tem um repertório de 170 músicas, que abrange hinos e canções populares. O projeto é novo, coordenado pelos guardas municipais Adir Ledesna e Manoel Lidório e prevê a confecção de um uniforme especial. Quem quiser conferir a banda terá a oportunidade no sábado, na Praça do Mitre, onde será realizado o atendimento especial do Programa Agosto Azul, em prol da saúde do homem. Além disso, a banda vai manter uma agenda para apresentações em escolas e eventos.



Jogos de Idosos
Toledo – Cerca de 990 pessoas participam nesta semana dos Jogos Municipais dos Grupos de Idosos de Toledo (Oeste). A competição é promovida pelo Setor do Idoso em Movimento, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e os idosos participam de competições de bocha, bolãozinho, canastra, dominó e trilha. Os vencedores recebem medalhas, mas segundo a secretária Marli Gonçalves Costa, o objetivo principal do evento é proporcionar um momento de descontração. "Nós buscamos criar um ambiente em que eles pudessem fazer amizades, pudessem se distrair, pois esses momentos são importantes para eles, melhoram diretamente a saúde" explicou.