Alerta sobre golpistas
Paranavaí - A Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí (Noroeste) alertando a população para uma tentativa de golpe. Segundo o diretor da Visa, Randal Fadel Filho, um casal, de aproximadamente 40 anos, pele clara, portando uma bomba costal, tentou se passar por agentes de Endemias e entrou na casa de uma idosa, no centro da cidade, na semana passada. "Eles disseram que iriam aplicar veneno na casa e a moradora permitiu a entrada", contou. "A idosa não sentiu falta de nenhum objeto de valor ou dinheiro, mas não deixa de ser uma situação perigosa." Todos os agentes trabalham uniformizados com camisetas brancas de golas azuis, com a inscrição Vigilância em Saúde estampada nas costas. Além disso, utilizam uma bolsa amarela e um crachá de identificação. Em caso de dúvida, o morador pode ligar para a Vigilância - 3902-1137.

Vila da melhor idade
Foz do Iguaçu - A direção do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita) assina hoje convênio de parceria com o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas para a construção da primeira Vila da Melhor Idade. Também participam do projeto a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Patronato Penitenciário Municipal, que apoiará com mão de obra a construção das residências. O objetivo é atender os cerca 1,5 mil idosos que estão na fila do projeto habitacional municipal, além de dar a eles melhor qualidade de vida e também saúde, pois as vilas contarão com cuidadores e atendimento médico. O projeto piloto será implantado no Jardim São Paulo, numa área do município que fica em frente ao centro de convivência Érico Veríssimo, e será constituído de até 15 casas.

Vagas especiais
Campo Mourão - A Diretoria de Trânsito (Diretran) de Campo Mourão expediu neste anos aproximadamente 400 credenciais de estacionamentos para vagas especiais na área central. Pessoas com mais de 60 anos e deficientes físicos podem solicitar as credenciais na Diretran. Para ser beneficiado é preciso apresentar documentos como RG, CPG, comprovante de residência, e os deficientes devem acrescentar um laudo médico. A credencial é liberada em até 24 horas e tem validade por dois anos. A Diretran está localizada na Avenida José Tadeu Nunes, 150, Jardim Nossa Senhora Aparecida. Mais informações pelo fone (44) 3523-3833, ramal 30.

Castração gratuita
Mallet – Cerca de 20 cães e gatos foram castrados pelo programa de controle de população canina e felina de Mallet (Centro-Sul). Instituído pela lei 1154/2013, de iniciativa do Executivo, o projeto tem a meta de castrar 10 fêmeas e 10 machos mensalmente. A Vigilância Sanitária e os agentes municipais de saúde identificam as famílias beneficiárias de programas sociais, como o Bolsa Família, que possuem cães ou gatos e estão interessadas em realizar a castração de seus animais.

Imagem ilustrativa da imagem GIRO PELO PARANÁ
| Foto: Edson Denobi/Divulgação
Museu do Café
Apucarana - Estudantes da rede municipal de Apucarana (Centro-Norte) estão visitando o Museu do Café, localizado no Distrito de Pirapó. "Até setembro, todos os estudantes dos quartos anos vão visitar o museu, conhecendo todos os espaços, recebendo informações e podendo tirar dúvidas com a estagiária que vai acompanhá-los", explica Maria Agar Vieira Borba Ferreira, diretora-presidente Fundação Cultural e de Turismo (Funcap). Depois, eles participarão de um concurso de redação que abordará a temática. "O concurso é uma parceria com a Autarquia Municipal de Educação e o resultado será divulgado durante a Festa do Café no Distrito de Pirapó, que acontecerá em setembro."



Motociclista prudente
Maringá - A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) de Maringá (Noroeste) promove durante toda a semana uma série de ações educativas com o objetivo de orientar os motociclistas. As atividades antecedem o lançamento do projeto Motociclista Prudente, marcado para o próximo dia 28. De acordo com o secretário Ideval Oliveira, a intenção é alertar para a importância de reduzir o número de acidentes. "Os índices mostram que grande parte dos acidentes ocorre com motociclistas que retiraram a carteira de motorista definitiva há pouco tempo. O projeto permanente vai capacitar e orientar esse público."