Projeto literário
Marialva – O Projeto Literário com Monteiro Lobato será desenvolvido durante o ano em escolas municipais de Marialva (Noroeste). Recentemente, profissionais da Educação, alunos e representantes da Cooperativa Integrada (parceira da prefeitura no projeto) participaram de um encontro com o professor Léo Pires – estudioso da vida e obras de Monteiro Lobato. Ele discutiu a obra Reforma da Natureza, já que o tema do trabalho neste ano será Biodiversidade. Os estudantes produzirão textos sobre o tema, que serão encaminhados para uma comissão da cooperativa, que escolherá os três melhores textos. Os autores serão premiados na segunda quinzena de outubro.

Coleta de óleo de cozinha
Francisco Beltrão - A Sanepar está desenvolvendo o projeto "Se ligue nesta ideia. Sem óleo na rede". O objetivo é incentivar empregados e clientes dos sistemas da regional de Francisco Beltrão (Sudoeste) a separar e dar a destinação correta ao óleo de cozinha usado. Bombonas, onde o óleo pode ser depositado, estão à disposição dos moradores nos escritórios da empresa. O material será doado à Associação de Catadores de Francisco Beltrão (Ascapabel), que irá revender para uma usina onde o óleo passará por processo de tratamento. "O óleo de cozinha causa danos à rede coletora de esgoto e interfere no processo das estações de tratamento, pois mata as bactérias que agem na depuração do esgoto e prejudica a qualidade do lodo residual das estações", explica o gerente da Sanepar de Francisco Beltrão, Celço Arisi.

Encontro de colecionadores
Arapongas - O encontro de Multicolecionismo, que será realizado em agosto em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), pretende reunir aficionados pelo hobby de colecionar, seja o que for, chaveiros, moedas, figurinhas, carrinhos, bicicletas, carros, relógios, livros, gibis, discos de vinil, entre outros. Os colecionadores poderão expor parte da sua coleção de 4 a 8 de agosto para os visitantes. Já nos dias 9 e 10 de agosto será realizado um encontro para troca e comercialização dos produtos. A promoção é da secretaria municipal de Cultura, Lazer e Eventos e Museu de Arte e História de Arapongas. Mais informações pelo fone (43) 3902-1191 ou [email protected] .

Imagem ilustrativa da imagem GIRO PELO PARANÁ
| Foto: J A Sabino/Prefeitura de Umuarama
Prevenção a incêndios
Umuarama - Profissionais das unidades básicas de saúde de Umuarama (Noroeste) participarão, nas próximas semana, de treinamentos para a prevenção e combate a incêndios. Ao longo de cinco sextas-feiras, instrutores do Corpo de Bombeiros ministrarão palestras e atividades práticas para todos os profissionais dos 23 postos de saúde, incluindo médicos, enfermeiras, auxiliares de serviços gerais, técnicos de enfermagem e dentistas. "Queremos que eles estejam preparados para lidar com situações de riscos não somente no ambiente de trabalho, mas em qualquer outro lugar. Com essas informações, eles também podem ser multiplicadores de conhecimento", destaca o presidente da Cipa da Prefeitura, Reginaldo Raymundo.



Adote uma praça
Foz do Iguaçu - Estimular a cultura da responsabilidade social e ambiental de todos. Esse é um dos objetivos da lei que institui o programa "Adote uma Praça", sancionado nesta semana pelo prefeito de Foz do Iguaçu (Oeste), Reni Pereira. Empresas privadas, instituições ou entidades não governamentais poderão fazer essa adoção e cuidar da manutenção, reforma e melhorias nessas áreas. Em contrapartida, será permitido que faça a veiculação de publicidade no local. O município já contava com uma lei de 2007 de adoção de praças, agora a nova lei amplia os espaços que podem ser cuidados por meio do programa. Foram incluídos canteiros centrais, rotatórias, áreas de ginástica e lazer.

Lixeiras na zona rural
Cianorte – Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Cianorte (Noroeste) iniciaram nesta semana a instalação de lixeiras comunitárias nas estradas rurais. Por meio de processo licitatório, o município adquiriu 50 unidades para renovação dos depósitos de resíduos e instalação em outros pontos. Atualmente estão instaladas 22 unidades. "Com três metros de comprimento por um e meio de largura e 50 centímetros de profundidade, as novas lixeiras possuem uma capacidade maior do que as que estão sendo substituídas, bem como são mais resistentes. O investimento é de R$ 100 mil e a iniciativa garantirá mais comodidade aos moradores e o tratamento adequado do lixo pelos servidores que realizam a coleta", destacou o prefeito Claudemir Bongiorno. A secretaria realiza a coleta de lixo orgânico duas vezes por semana e a Associação dos Agentes Ambientais da Reciclagem faz a coleta uma vez por semana.