Adiado início de operação
Paranavaí - O início da operação da Patrulha do Campo nas estradas rurais de Paranavaí (Noroeste), que estava agendado para quarta-feira, teve que ser adiado em razão da chuva. Segundo o secretário de Agricultura, Osmar Wesler, a previsão é que o trabalho de readequação na Estrada do Cristo Rei, primeira a ser beneficiada pelo programa, tenha início na próxima segunda-feira, dia 14. O programa do Governo do Estado tem como objetivo a readequação e melhoria das estradas rurais. Por meio de uma parceria, o Estado fornece equipamentos, como um caminhão comboio, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira, e o município será responsável pelo pagamento da mão de obra e do combustível. A previsão é que cerca de 55 km de estradas sejam recuperadas em Paranavaí.

Vamos pintar Foz
Foz do Iguaçu – Moradores vão poder colorir Foz do Iguaçu (Oeste) e mostrar com que cores veem a cidade agora centenária. Essa é proposta do concurso Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 anos, da prefeitura e da Itaipu Binacional. Um mapa em preto e branco traz os principais atrativos turísticos do município e também pontos referenciais, além de ilustrações que sintetizam esse século de história. Tudo deve ser colorido de acordo com a criatividade do participante. Os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora que vai premiar os três primeiros colocados nas categorias Infantil (até 7 anos), Infanto-juvenil (até 12 anos), Juvenil (até 17 anos) e Adulto (mais de 17 anos). As peças vencedoras poderão depois ser utilizadas em promoções e divulgação. A premiação está prevista para ocorrer no dia 8 de dezembro. As atividades de comemoração do centenário de Foz do Iguaçu seguem até junho de 2015.

Curso para agentes de Endemias
Arapongas - Quarenta e oito agentes de Endemias que atuam no combate à dengue nos municípios de Arapongas e Sabáudia (Região Metropolitana de Londrina) participam de um curso de formação inicial, cumprindo exigência da Lei 11.350, que regulamenta as atividades dos agentes comunitário de saúde e de controle de Endemias. O curso deve seguir até novembro. Conforme a coordenadora do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Oliveira, Arapongas é a primeira cidade da 16ª Regional de Saúde a cumprir essa determinação e o conteúdo do curso vai aprimorar ainda mais as atividades de controle e combate à dengue. Segundo ela, neste ano foram registrados em Arapongas 52 casos de dengue. "A cidade também conta com 389 casos suspeitos, aguardando parecer laboratorial", acrescentou.

Imagem ilustrativa da imagem GIRO PELO PARANÁ
| Foto: Divulgação
Agência itinerante
Ibipor㠖 Tiveram início nesta semana, na localidade de Taquara do Reino, as atividades da Agência Itinerante da Secretaria do Trabalho de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). O objetivo é oferecer vagas de emprego aos cidadãos que moram nos bairros mais afastados da Agência do Trabalhador. De acordo com a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, Taquara do Reino foi escolhido porque as vagas ofertadas atualmente são para as agroindústrias localizadas próximas à região. "Além das oportunidades de trabalho, na Agência Itinerante estamos promovendo os cursos de qualificação profissional, oferecidos gratuitamente, e também o microcrédito para microempreendedores", explicou. Hoje, a Agência Itinerante estará na Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci (Caic), das 8 às 12 horas, para atender os munícipes da Vila Esperança e região.



Veículos passam por vistoria
Cascavel – Setenta e quatro dos 80 veículos cadastrados passaram pela segunda vistoria anual realizada pela Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans), de Cascavel (Oeste), nesta semana. Os veículos pertencem a duas empresas e fazem o transporte escolar rural. Do total, segundo a assessoria da prefeitura, quatro veículos foram reprovados. Os veículos que não foram apresentados para a vistoria ou que foram reprovados deverão passar por nova avaliação até o dia 17 deste mês. No total, são avaliados 43 itens obrigatórios de segurança, como cinto de segurança em todos os bancos, limitador de abertura de janela e apólice de seguro para os passageiros.