GIRO PELO PARANÁ
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de julho de 2013
[email protected]<br>(43) 3374-2124 
Contação de histórias
Foz do Iguaçu - A contação de histórias em sala de aula ajuda na concentração, socialização e integração das crianças, além de melhorar a atenção. Esse conjunto de aprendizado proporcionado durante a apresentação de uma história será tema de uma oficina para os professores da área de educação especial de Foz do Iguaçu (Oeste), que será realizada amanha, no auditório do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). Participarão 65 professores que trabalham em salas de recurso, classes especiais e no Centro de Atendimento para Deficientes Visuais, que funciona na Escola Municipal Ponte da Amizade.
Ampliação da faixa de vacina
Rolândia - A Secretaria de Saúde de Rolândia Região Metropolitana de Londrina) ampliará, a partir de 5 de agosto, a faixa de vacina contra a gripe para crianças até 11 anos incompletos. A imunização continua para os grupos prioritários (crianças menores de 2 anos, gestantes, idosos, trabalhadores de saúde). Desde o último dia 10 a vacina está sendo aplicada também em professores de creches e cuidadores de idosos. Para receber a vacina é só comparecer a uma Unidade de Saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação.

Abertas matrículas para o EJA
Umuarama - A Secretaria Municipal de Educação está com matrículas abertas até amanhã para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). As aulas do EJA são divididas em dois módulos, um que corresponde as séries de alfabetização, no qual, o Município é responsável, e outro a partir do 5º ano, de responsabilidade do Estado. A taxa de analfabetismo de pessoas com mais de 15 anos em Umuarama é de 6,23%, segundo o Censo 2010.
Sistema agiliza emissão de documento
Cambé O Setor de Identificação de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) agora conta com um sistema de informática para acelerar a emissão da Carteira de Identidade. O sistema Papi (Posto de Atendimento Parcialmente Informatizado) permite que o documento seja entregue em até dez dias úteis antes o prazo era de 45 a 60 dias. A emissão da primeira via da carteira é gratuita. Para retirar a 2ª via é necessário recolher uma taxa no valor de R$ 21,52. O Setor de Identificação está aberto para emissão de documentos de segunda a sexta-feira das 8h30 as 16 horas e fica na Rua Franca, 103, centro. O telefone para mais informações é (43) 3174-2729.
Secretaria realiza pesquisa sobre lixo
Paranavaí A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranavaí (Noroeste) coordena um trabalho que vai ajudar a quantificar e qualificar os tipos de resíduos descartados pela população, destinados ao aterro sanitário. Chamado composição gravimétrica (ou gravimetria), trata-se basicamente em uma pesquisa por amostragem para saber como está a separação do lixo. "Estes resíduos são despejados sobre um espaço com lona e separados. Assim conseguimos ver que tipo de lixo está vindo para o aterro, se as pessoas estão descartando da maneira certa, se está havendo a separação para a coleta seletiva, etc", explica o secretário João Marques. Segundo ele, uma quantidade considerável de eletroeletrônicos e lixo hospitalar tem sido encontrada no meio dos resíduos destinados ao aterro.


