Obras e falta de água
Curitiba - A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) executa hoje obras de melhoria e manutenção em Curitiba, afetando o abastecimento de água para aproximadamente 2,8 mil habitantes dos bairros Cajuru e Vila Oficinas. Os moradores poderão ficar sem água das 8h30 às 17 horas, caso não possuam caixa de água com reserva suficiente para o período de realização dos serviços. O telefone do serviço de atendimento ao cliente Sanepar é o 115.


Fiscalização do Ipem
Curitiba - Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) concluíram mais duas operações de fiscalização. A Gerência de Pré-Medidos (Gemed) fiscalizou produtos de higiene e limpeza, em todo Estado, durante os meses de fevereiro e março. Já os técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) visitaram 17 estabelecimentos comerciais para fiscalizar estabilizadores. De acordo com relatório da Gerência de Pré-Medidos, de um total de 2.551 itens verificados, entre os quais cremes dentais, sabonetes, detergentes de louça e desinfetantes, 11 produtos foram reprovados e autuados por falta quantitativa, e outros três por irregularidade formal na embalagem, ou seja, por apresentarem nas embalagens caracteres indicativos inferiores à altura mínima determinada pela legislação. Já a operação que fiscalizou estabilizadores de energia foi realizada em Curitiba, Cascavel e Londrina e não encontrou irregularidades nestes produtos. Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação com energia estável e segura. No ano passado, em operação semelhante de fiscalização em produtos de higiene e limpeza, de um total de 4.409 itens verificados, foram reprovados 51 produtos por falta quantitativa e oito por erros na embalagem.


Cigarros apreendidos são destruídos
Ponta Grossa - Foram destruídos, em Ponta Grossa (Campos Gerais) 200 maços de cigarros apreendidos durante a fiscalização da lei que regulamenta a exposição de mercadorias em áreas externas. Os maços, apreendidos semana passada na Rua Coronel Cláudio, foram encaminhados ao aterro municipal na última sexta-feira. Em um mês a fiscalização apreendeu 1,3 mil CDs piratas e 616 maços de cigarros sem nota fiscal. Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, as fiscalizações continuam acontecendo, diariamente.



Curso do programa Cárie Zero
Curitiba - A Secretaria Municipal da Saúde promove hoje, no Salão de Atos do Parque Barigui, o curso ''Ética na Saúde Bucal'', primeiro dos quatro eventos anuais do calendário de atividades do Programa Cárie Zero em 2009. Ele é dirigido a profissionais de saúde bucal das redes pública e privada de atendimento e também estudantes, que poderão se inscrever por meio dos distritos sanitários (para servidores da Prefeitura) ou do Conselho Regional de Odontologia (para profissionais privados). Se ainda houver vagas, quem deixou a inscrição para a última hora poderá fazê-la no próprio local. A entrada é franca. Dos profissionais de saúde bucal de Curitiba, cerca de 500 dentistas, 500 auxiliares e 200 técnicos atuam nas 105 clínicas odontológicas da rede municipal de saúde. Juntos, no ano passado, eles foram responsáveis pela realização de aproximadamente 1,5 milhão de procedimentos, entre consultas e atendimentos coletivos.


Orçamento de Campo Largo
Campo Largo - As audiências públicas sobre o Orçamento Participativo de Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba, começam no início de abril. A primeira delas será realizada às 19 horas do próximo dia 2, na Escola Carlos Drummond de Andrade, localizada no bairro Bom Jesus, ao lado do Corpo de Bombeiros. Nas duas primeiras reuniões de cada ponto a equipe explicará à população o que é o Orçamento Participativo e como ele irá funcionar. Serão realizadas cerca de 100 reuniões até o mês de agosto, de acordo com a prefeitura.


Atendimentos a jovens
Campo Largo - Será construída em Campo Largo uma unidade de atendimento a jovens e adolescentes. Serão várias unidades, em todo o Paraná, segundo o governo estadual. O Centro da Juventude, como é denominado, é um local projetado para oferecer diariamente, inclusive nos finais de semana, atividades sociais, esportivas, educativas e culturais. A unidade contará com laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas para prática de dança e cursos de formação profissional. O local onde será construída a unidade de Campo Largo ainda não foi definido pela prefeitura.

mockup