Farmácia Móvel de Maringá
Maringá - A Farmácia Móvel, programa que leva medicamentos psicotrópicos a bairros e distritos de Maringá (Noroeste), facilita o acesso da população à assistência farmacêutica. Desde sua implantação, em dezembro de 2017, já foram entregues 397 mil unidades de medicamentos. As visitas geralmente ocorrem em um bairro por mês.

Desde julho, os atendimentos nos distritos de Iguatemi e Floriano, bem como nos bairros Jardim Olímpico, Guaiapó e Ney Braga, são realizados duas vezes no período, em decorrência da alta demanda dos usuários nas áreas - onde ocorrem até 100 atendimentos por manhã. Maringá também conta com 36 pontos fixos de entrega. São 34 farmácias nas Unidades Básicas de Saúde e outras duas nas Unidades de Pronto Atendimento.

Imagem ilustrativa da imagem Giro pelo Paraná
| Foto: Marcio Naka/Prefeitura de Maringá/Divulgação



Prêmio Professor da Unioeste
Cascavel - A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) lançou o "Prêmio Professor Aduc 2018" (Associação dos Docentes da Unioeste de Cascavel). Os professores irão votar em seus colegas de profissão no próprio centro, alguém que seja conhecido e que por algum motivo seja considerado um profissional de boas iniciativas e práticas.

Em uma segunda votação, os professores terão de escolher alguém de outro centro e que seja estimado como alguém com bons costumes além da sala de aula, explica o presidente da Aduc, Vilmar Malacarne. A votação começou no dia 1º de setembro e segue até o dia 15. Os indicados em primeiro lugar recebem um troféu e um certificado. A premiação será no dia 20 de outubro durante o tradicional "Almoço do Dia do Professor".

Feirinha da JK em Foz

Foz do Iguaçu - Nesta sexta-feira (07), feriado da Independência, será realizada uma edição especial da "Feirinha da JK", em foz do Iguaçu (Oeste). Além da variedade gastronômica e do artesanato, essa edição será marcada pela cena cultural. Apresentações teatrais, poesia urbana e apresentações de acústicos e shows promovidos por bandas locais de rock como Reação Química, Experience e Mal Pagos, acontecem das 16h às 22h.

O espaço, que começou para valorizar e fomentar a renda dos setores de artesanato e gastronomia, hoje conta com brechós, loja itinerante de vestuário, exposições e atrações artísticas. Atualmente estão cadastrados cerca de 200 feirantes. A Feirinha da JK integra o projeto Feira Livre das Nações, desenvolvido e coordenado pela Fundação Cultural em parceria com os feirantes. O projeto abriga outras cinco feiras realizadas na cidade: Feirinha da Vila A (nas quartas-feiras), Feirinha do Morumbi (quintas-feiras), Feirinha do Bosque Guarani e Vila Yolanda (sextas-feiras) e Praça da Bíblia (aos sábados).

Biblioteca móvel em Cianorte
Cianorte - Estaciona novamente em Cianorte (Noroeste), nesta quarta-feira (5), o caminhão da BiblioSesc, unidade móvel de biblioteca que oferece cerca de três mil títulos, de diversos gêneros literários, para o empréstimo gratuito da população. O veículo ficará em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, das 9h às 16h. Também estão previstas sessões de contação de histórias infantis às 9h, 10h30 e 14h30, que são abertas ao público.

Para retirar uma obra é necessário um cadastro simples, com a apresentação do documento de identidade e do comprovante de residência. O título pode permanecer com o leitor por 14 dias, que é o período que o veículo, que circula por outras cidades da região, demora para voltar à Cianorte, sendo que o próximo retorno está marcado para 19 de setembro. A vinda da BiblioSesc ao município é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura e o Sesc de Campo Mourão.