GIRO PELO PARANÁ - Jandaia recebe Feira de Cursos e Profissões da UFPR
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de julho de 2019
null 

Jandaia do Sul - Escolas interessadas em participar da edição de 2019 da Feira de Cursos e Profissões da UFPR (Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem se inscrever on-line para visitações. Uma novidade da feira neste ano é a realização de uma edição específica para os campi avançados, que será em Jandaia do Sul (Noroeste). A ideia de inserir os cursos dos campi avançados tem a ver com o objetivo da feira de levar conhecimento às comunidades sobre a atuação da universidade, de forma mais acessível a escolas do interior do Paraná. A ideia é que essa edição da feira ocorra em ciclos, sendo sediada também em Palotina (2020) e Toledo (2021). A feira está marcada para agosto — de 8 a 10 em Jandaia; e de 22 a 25 em Curitiba. As escolas podem visitar a feira nos dias 22 e 23 de agosto em Curitiba; e em 8 e 9 de agosto em Jandaia. Os dias restantes serão reservados ao público em geral. A entrada é franca para todos os públicos. “É uma iniciativa que abre as portas da UFPR para a comunidade com a finalidade de mostrar seus cursos de graduação, as atividades formativas e seus serviços”, explica o coordenador geral do evento, Ray Garbelotti, da Diretoria de Eventos da UFPR. O agendamento das escolas pode ser feito por preenchimento de formulário, disponível no link http://bit.ly/2RJvjiZ.
Operação Inverno em Campo Mourão
Campo Mourão - A Operação Inverno, realizada pela secretaria municipal de Assistência Social de Campo Mourão (Centro-Oeste), segue até o dia 1º de setembro, das 18 às 6h30, em sistema de plantão, com um motorista e três auxiliares nos fins de semana. As equipes levam pessoas em situação de rua para a Casa de Passagem, onde elas pernoitam, tomam banho e recebem alimentação. A unidade, que tem capacidade para abrigar até 18 pessoas em alas separadas para homens e mulheres, também acolhe quem está de passagem pela cidade. “Recebemos uma média de 15 telefonemas por dia no sábado (6) e domingo (7) pedindo assistência a pessoas que estavam dormindo na rua. E pedimos que a população continue colaborando com informações”, explicou a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializada em Assistências Social), Andreia Vinch, que pede doações de roupas para ajudar no atendimento aos andarilhos. As informações são da prefeitura municipal.
Cambé publica licitação para Terminal Central
Cambé - A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) publicou o edital da licitação para a ampliação da cobertura do Terminal Central. O projeto prevê uma cobertura adicional à atual, além de pintura, guarda-corpo, instalação de floreira e letreiro, totalizando uma ampliação de uma área de 735 m2. A obra terá um investimento máximo de R$ 659.352,38 e prazo de conclusão de sete meses. A licitação ocorre sob a modalidade de tomada de preços e as empresas interessadas na disputa devem entregar suas propostas no dia 24 de julho. O Terminal Urbano entrou em funcionamento em dezembro de 2017, após 18 meses de obras. Desde então tem sido alvo de constantes críticas dos usuários devido à pouca proteção contra o sol e a chuva da sua cobertura. A expectativa é que a ampliação seja concluída até meados de 2020.
Samu de Apucarana atende casos de menor gravidade
Apucarana – O Samu de Apucarana (Centro-Norte) passou a oferecer, a partir de segunda-feira (8) o serviço de atendimento a casos de menor gravidade solicitados pelo telefone 192. Segundo informações da prefeitura, o Samu atende uma média de 800 ocorrências mensalmente, e também é acionado para casos que fogem de sua atribuição de socorrer a população em situações de urgência e emergência. A nova ambulância, denominada Unidade de Transporte Sanitário, vem justamente para atender casos de menor complexidade, mas que precisam ser encaminhados para um atendimento rápido. “As ambulâncias do Samu levam o atendimento até a pessoa. Já a Unidade de Transporte Sanitário leva a pessoa até o atendimento com a rapidez que a situação exige”, explica o coordenador de enfermagem do SAMU, Miqueias Romagnolo. O presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, complementa dizendo que a unidade atenderá casos como dor lombar, cólica renal, idoso com febre, dor em membros e desidratação leve. “O atendimento é solicitado através Central de Regulação, no número 192, que irá determinar qual ambulância será deslocado para o atendimento.”
Festival de Talentos de Terra Roxa
Terra Roxa – Vinte e cinco candidatos, divididos em quatro categorias (sertanejo, gospel, popular e infanto-juvenil) se apresentaram no FestiTerra (Festival de Talentos de Terra Roxa) 2019, realizado no fim de junho, pela prefeitura municipal. Os vencedores foram premiados com troféus e dinheiro e os campeões de cada categoria garantiram vagas para o Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná). Entre as autoridades presentes ao evento, o prefeito Altair Donizete de Pádua e a primeira-dama e secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Sônego de Pádua.


