Imagem ilustrativa da imagem GIRO PELO PARANÁ - Escola de Cianorte discute alimentação saudável
| Foto: PMC/Divulgação

Cianorte – Alunos da Escola Municipal Lídia Usuy Ohi, de Cianorte (Noroste) participaram recentemente do desafio “21 dias: meu lanchinho saudável”, em que as crianças que consumissem mais alimentos com alto valor nutritivo seriam premiadas ao final da jornada. Durante a ação, as crianças estudaram sobre hábitos saudáveis, participaram de uma palestra, realizaram trabalhos referentes às funções dos alimentos, além de realizar uma atividade prática, que incluiu a produção de um sanduíche com produtos naturais. A iniciativa foi da professora de educação física, Danile Goulart Buosi. As duas crianças de cada sala que mais consumiram alimentos com valor nutritivo elevado foram premiadas com livros e jogos pedagógicos, e a turma mais envolvida com uma tarde recreativa.

Festival Solidário de Rolândia

Rolândia - A secretaria municipal de Cultura e Turismo de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), em parceria com os grupos folclóricos, vai promover o “1º Festival Cultural Solidário de Rolândia” no dia 24 de agosto, a partir das 19h, no Centro Cultural Nanuk. Estão previstas sete apresentações: Rotkappen e Volkstanzgruppe Weisser Schwan (cultura alemã), Black White (flashback e anos 70/80/90), Grupo Gaúcho Laço de Amizade (de tradição gaúcha), Companhia Ouro Verde de Viola Caipira de Londrina, Fujinkai ( tradição japonesa) e Centro de Capoeira Angola Banto, de Londrina. A entrada será 1kg de alimento não perecível que será revertido ao projeto “Casa Abrigo” do projeto Ceel – Cultura, Educação, Esporte e Lazer, mantido pela Igreja Cristianismo Decidido e também para o Lar dos Idosos Cairbar Schutel.

Entidades de Ibiporã participam de ação solidária

Ibiporã - O município de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) participa pela terceira vez consecutiva da campanha “Eu Ajudo na Lata”, iniciativa da Unimed Londrina. O objetivo é a doação de lacres de latas que serão comercializados e, posteriormente, terão a renda revertida para a compra de cadeiras de rodas destinadas a instituições beneficentes de Londrina e região. As pessoas podem ajudar a decidir qual das duas instituições municipais – Unidade de Pronto Atendimento ou Apae – receberá o maior número de cadeiras, participando da enquete. Para isso basta acessar o endereço eletrônico https://unimedlda.typeform.com/to/tvlghh . Neste ano a campanha beneficiará seis instituições - além das de Ibiporã, estão selecionadas a secretaria municipal de Saúde de Tamarana, a Associação Flávia Cristina e Cáritas Arquidiocesana, ambas de Londrina, e a Unidade Básica de Saúde Maria Cristina Tavian, de Porecatu. Essas instituições participaram de uma política pública de participação, na condição de beneficiada. Além das seis entidades, as secretarias de Educação dos municípios de Ibiporã, Londrina e Porecatu receberão uma cadeira de rodas cada pela importante contribuição na campanha. Garrafas PET de 2 litros para o depósito dos lacres foram distribuídas em todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal de Ibiporã, Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) , Unidades Básicas de Saúde, UPA e Apae. A secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, enfatiza que o envolvimento das escolas na iniciativa proporciona ganhos importantes no desenvolvimento dos alunos. “As crianças aprendem sobre o valor da união, solidariedade, cooperativismo e preservação do meio ambiente”, resume.

Refis em Paranavaí

Paranavaí - Os contribuintes de Paranavaí (Noroeste) que têm débitos tributários com o município podem recorrer ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal). O programa concede descontos de 60% a 100% de multas e juros. A proposta também possibilita o parcelamento dos débitos em até 36 vezes, com valor mínimo de R$ 100 cada parcela. As informações são da prefeitura municipal. Qualquer débito pode ser pago à vista ou parcelado. O pagamento parcelado poderá ser formalizado até o dia 30 de agosto de 2019, nas seguintes condições: de 3 a 6 parcelas – desconto de 90%; de 7 a 12 parcelas – desconto de 80%; de 13 a 24 parcelas – desconto de 70%; e de 25 a 36 parcelas – desconto de 60%. Para o município, a conjuntura econômica tem ocasionado alta inadimplência dos tributos municipais, que já chega a quase R$ 130 milhões, que corresponde à metade do orçamento previsto para 2019 em Paranavaí. Interessados podem fazer a simulação dos débitos e renegociar o pagamento com descontos. Para isso, basta que comparecer na Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas na secretaria municipal de Fazenda, pelo fone (44) 3421-2323.

Unila recebe 1,7 mil inscrições de 26 países

Foz do Iguaçu - Candidatos de 25 países disputam as vagas de graduação oferecidas pela Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) nas três modalidades de seleção internacional. No total, foram 1.709 inscritos. A primeira chamada está programada para o dia 3 de outubro. O Processo Seletivo Internacional de Estudantes, destinado a candidatos latino-americanos e caribenhos, a seleção de indígenas e a seleção de refugiados e portadores de visto humanitário são os processos para ingresso de estrangeiros. Do total de inscritos, 470 são da Colômbia, 187 do Paraguai, 166 do Haiti e 122 do Peru. “A Colômbia está no seu lugar natural. É um país grande, com uma população absoluta maior que a da Argentina, e tem carência de vagas gratuitas como as que oferecemos”, analisa pró-reitor de Relações Institucionais e Internacionais, Rodrigo Medeiros. Para ele, a presença de argentinos e paraguaios entre os inscritos precisa ser ampliada. “Acho que o potencial [de inscrições] está muito distante de ser alcançado.”