Imagem ilustrativa da imagem GIRO PELO PARANÁ - Escola de Arapongas realiza 'Varal Solidário'
| Foto: Prefeitura de Arapongas/Divulgação

Arapongas - Levar ajuda a quem mais precisa é o objetivo do projeto “Varal Solidário - fazer o bem, sem olhar a quem”, desenvolvido pela Escola Municipal Joarib Cordeiro Grillo, localizado no Jardim Primavera, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). O varal foi "estendido" na última sexta-feira (14), quando a escola recebeu da comunidade várias doações de roupas e calçados, que serão destinados às famílias carentes. “Recebemos um bom volume de doações. Nós nos sentimos honrados em levar educação de ensino aos nossos alunos e promover ações sociais que unem a comunidade como um todo. Sabemos da necessidade que algumas famílias da região passam, por isso queremos compartilhar, ensinando também aos nossos alunos outros valores importantes”, enfatizou a diretora da escola, Lucíla Paula da Costa.

UEM divulga locais de provas do vestibular

Maringá - Quem se inscreveu para o Vestibular de Inverno 2019 da UEM (Universidade Estadual de Maringá) pode consultar o local onde realizará a prova no www.vestibular.uem.br. Este concurso registrou 18.008 candidatos, dos quais 2.594 inscreveram-se pelo sistema de cotas sociais, que beneficia estudantes de baixa renda. As provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de julho, das 13h50 às 19h, em Maringá, Curitiba, Cascavel, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama. Foram abertas 1.494 vagas em cerca de 70 cursos de graduação. Medicina é o mais concorrido, registrando 413,7 candidatos para disputar cada uma das 13 vagas entre os não cotistas e 266,7 competindo pelas três vagas destinadas aos cotistas. Para consultar a concorrência de todos os cursos acesse este link. Os aprovados no vestibular iniciarão o ano letivo em 2020.

Unioeste participará de programa de Ciências do Mar

Toledo - Treze alunos e quatro professores do curso de engenharia de pesca da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participarão de aulas práticas e coleta de dados em um dos quatro navios brasileiros destinados à pesquisa e coleta de dados do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências do Mar, do Ministério da Educação e da Marinha. O programa permite oferecer aulas práticas aos alunos dos cursos de graduação relacionados a ciências do mar de todo o país e deverá fazer parte da rotina de estudos nos próximos anos. Segundo informações da universidade, o grupo segue para alto mar, chegando ao porto de Itajaí (SC) no dia 22 de junho. Durante o período, farão coleta de amostras de água, sedimentos e espécies marinhas, além de atividades práticas. As informações coletadas serão utilizadas para a formação de um banco de dados sobre o litoral brasileiro. O uso do navio segue um cronograma para todos os cursos relacionados às ciências do mar. Esta é a primeira viagem do grupo e a próxima já está marcada para outubro. “Além de aulas práticas de diversas disciplinas eles vão contribuir na formação de um banco de dados com informações sobre a costa brasileira", explica a coordenadora do curso da Unioeste, Maria do Carmo Gominho.

Foz espera dobrar número de turistas

Foz do Iguaçu - A medida adotada pelo governo federal de isentar os visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália de apresentar visto de Brasil deve contribuir para aumento do número de turistas em Foz do Iguaçu )Oeste), segundo informações da prefeitura. A meta, de acordo com o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, é dobrar o número de turistas provenientes dos EUA até o final do ano. Os cidadãos dos quatro países beneficiados pela medida já utilizavam, atualmente, o visto eletrônico, que acelera a permissão de entrada no Brasil. "Se já estávamos crescendo bastante com a exigência do visto eletrônico, imagine agora, com a dispensa do visto de entrada”, afirma. Em 2018 34.547 americanos visitaram o Parque Nacional do Iguaçu para conhecer as Cataratas, o que representa um crescimento de 47% em relação ao ano anterior, quando 23.342 estiveram no atrativo. Nos cinco primeiros meses deste ano, o aumento foi de 45,9%: 19.941 americanos estiveram no Parque neste período, enquanto que nos cinco primeiros meses do ano passado, 13.663 visitantes dos Estados Unidos passaram pela unidade de conservação.

Escola de Música de Jaguariaíva promove inclusão

Jaguariaíva – A Escola Municipal de Música Elzita Jorge Cunha, de Jaguariaíva (Campos Gerais) passou a oferecer em 2019 aulas para deficientes visuais. O primeiro aluno com deficiência visual acolhido é Luiz Carlos da Veiga. “Desde pequeno eu sonhava em tocar acordeon, que para mim tem um som muito bonito”, conta. Para ele, as partituras têm de ser transcritas em braile. Criada em 2010, a escola de música está situada no Complexo Matarazzo, próxima ao Cine Teatro Valéria Luercy. As matrículas estão abertas para as aulas de música. Interessados devem ter acima de 8 anos e apresentar RG, comprovante de endereço e uma ficha de inscrição preenchida e assinada por um responsável.