GIRO PELO PARANÁ - Circuito das Capelas em Ibiporã
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de julho de 2019
null 

Ibiporã - O Circuito das Capelas 2 - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) será lançado nesta sexta-feira (19), no Cine Teatro Padre José Zanelli, com a exibição do 1º filme do projeto (Colônia Concórdia) e a entrega do livro que reúne em 160 páginas as comunidades protestantes de maior relevância histórica para o Município. A produção é da equipe do Museu Histórico de Artes de Ibiporã, com realização da secretaria municipal de Cultura e Turismo. O filme trata de uma antiga colônia de agricultores eslavos (búlgaros e outros de origem russa) que se instalaram em Ibiporã em 1936 e deram início no local a duas igrejas pioneiras do município: Batista e Assembleia de Deus. O circuito 2 dá sequência ao 1º Circuito das Capelas, projeto lançado em 2016 e que enfocou as 24 capelas católicas do Município. Ambos fazem parte do Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, desenvolvido desde 2010 pelo Executivo. Os nove documentários das igrejas do circuito serão lançados em entre 19 de julho e 15 de setembro.
‘Nenhuma Mulher a
Menos′ em Maringá

Maringá - Sancionado por Lei (19.873/2019), o Dia Estadual do Combate ao Feminicídio no Paraná é lembrado em 22 de julho. Em Maringá (Noroeste), a data será marcada por uma blitz educativa entre os semáforos das avenidas Duque de Caxias, Papa João XXIII e Tiradentes. Durante a ação serão dispostas faixas com a frase tema da campanha, “Nenhuma Mulher a Menos”, e cruzes de madeira, representando mulheres vítimas de feminicídio, além de distribuição de panfletos e orientações referentes a Lei Maria da Penha. A ação é realizada pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil Mulher e o Conselho da Mulher A data foi escolhida por ser o dia da morte de Tatiane Spitzner, em 2018, sendo o marido o principal acusado do crime. “A memória triste da morte da advogada nos recorda e reitera a importância de agir em prol da causa feminina e buscar o fim da violência contra a mulher e evitar que mais vidas se percam”, afirma a secretária da Mulher, Cláudia Palomares. As cidades de Apucarana, Campina Grande do Sul, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Londrina, Mangueirinha e Toledo também realizarão ações de conscientização.
Agendamento on-line
em Apucarana
Apucarana - A Agência do Trabalhador de Apucarana (Centro-Norte) implantou um sistema que permite ao trabalhador realizar agendamentos on-line para seguro-desemprego e carteira de trabalho pelo site www.trabalho.pr.gov.br .O gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Lievore, explica que o agendamento pelo site é sempre aberto para o dia seguinte, não ficando disponibilizada outra data. A agência recebe diariamente uma média de 40 solicitações de seguro-desemprego e 25 de emissão de carteira de trabalho. “É importante lembrar que o agendamento para esses dois serviços continua sendo prestado na agência. A opção de on-line vem apenas somar, trazendo facilidade a mais para o trabalhador”, afirma Lievore.
Museu de História
de Ibaiti
Ibaiti – A direção do Museu da História de Ibaiti (Norte Pioneiro) está montando seu acervo e a população pode ajudar. Quem tiver algum item (objeto ou foto) antigo que pertenceu a um parente ou conhecido que residiu em Ibaiti antes dos anos de 1980 e desejar doar basta entrar em contato com o museu, localizado na rua Rui Barbosa, ao lado do INSS, ou pelo fone (43) 3546-2343. Após a seleção, o item passará a fazer parte do acervo do museu e ficará exposto para visitação. Se não passar pela inspeção o objeto será devolvido ao doador. O museu fica em um prédio que foi construído nos anos de 1940 para servir de escritório regional da Rede Ferroviária Federal-RFFSA. Após a década de 1970, quando o a RFFSA deixou de utilizar, o local serviu como residência e posteriormente como sede da Câmara Municipal. Hoje, restaurado abriga o museu, que recebeu o nome de Mario Yamanouye, importante fotógrafo filho de imigrantes japoneses que registrou em fotos o desenvolvimento do município. As informações são da prefeitura municipal


