Imagem ilustrativa da imagem GIRO PELO PARANÁ - Central de Monitoramento em Arapongas
| Foto: PMA/Divulgação

Arapongas – A equipe do Centro de Monitoramento Municipal de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) divulgou que de janeiro a março registrou três furtos/arrombamentos e cinco casos de vandalismo. De abril a junho, também foram registradas três situações de furtos ou arrombamentos e nenhum caso de vandalismo. Conforme o setor, antes de 2017, ano de implementação dos serviços eram registrados de 10 a 15 arrombamentos e situações de vandalismo por mês nos prédios públicos. Em 2018, esse índice caiu para 9 arrombamentos e 14 de vandalismo ao longo de todo o ano. “Temos notado uma diminuição importante, tanto nos registros de furtos, arrombamentos, como nos casos de vandalismo. Sinal de que a nossa atuação vem somando à segurança municipal”, explica o coordenador do Centro de Monitoramento Municipal, Patrício Loriano. As informações são da prefeitura. Responsável por garantir a segurança em prédios e demais espaços públicos, através de monitoramentos e alarmes, o setor conta com 74 vigilantes municipais, dos quais, 64 realizam rondas e orientações de segurança aos funcionários públicos, e 10 atuam diretamente na central. O município conta com 147 prédios próprios, entre eles, Paço Municipal, Academias ao Ar Livre, Praças, Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil e Unidades Básicas de Saúde. Todos recebem vistorias diariamente.

Foz tem Conselho de
Igualdade Racial

Foz do Iguaçu - Pela primeira vez Foz do Iguaçu (Oeste) tem um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil, totalizando 12 cadeiras. Eles foram eleitos no início do mês. As informações são da prefeitura municipal, que conta que a sua criação foi pautada em 2017 após a Primeira Conferência Municipal da Igualdade Racial. A iniciativa partiu da Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a comunidade. Em Foz do Iguaçu - segundo dados do IBGE - 36% da população se denominam preta ou parda. “Esse grupo precisa de representatividade, de um olhar, mas não falamos somente dos negros, Foz é uma cidade de múltiplas etnias, e o grupo também tem como missão promover a cultura de paz, combatendo a xenofobia, o preconceito e o racismo. O Conselho é um ganho para a sociedade”, relatou a secretária de Direitos Humanos Rosa Maria Jerônymo. O conselho tem os seguintes membros: secretaria de Educação: Ilsieiry Adriana Galvão e Maíza Irida Bachixta Dias Aguayo; secretaria da Saúde: Joana D’arc da Silva e David Ramos da Silva; secretaria Segurança Pública: Everson Cadaval Madruga e Vera Lucia Pires; Fundação Cultura: Willian Fragata dos Santos e Lucia Hiromi Baba; secretaria de Assistência Social: Arinaldo Ambrósio da Costa; secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade: Maria José de Souza e Ivan Seixas; Ilê Aleketu Ijoba Bayó Ase Baru Orobolape - Grupo Senzala: Edinamar Costa de Almeida e Izabela Fernandes de Souza; Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu: Ali Sobha Fayad e Jihad Ahmad Abu Ali; Casa de Malhu: Bruna Ravena Braga dos Santos e Emanuelly Vitoria da Silva Almeida; Templo de Umbanda Luz de Oxalá: Aparecida Isabete Rodri de Melo, Yndaia Morigi; Afoxé Ogún Fúnmilaiyó: Marina Aureo Galdino e Angela; Núcleo de Ação Solidária à Aids: Marco Antônio Costa Pinheiro e Maria de Fatima da Silva Gomes. Marina Aureo Galdino, do grupo Afoxé Ogún Fúnmilaiyó foi eleita como presidente do Conselho por unanimidade.

Maringá e Sarandi
discutem obras de ligação

Maringá - Investimentos em obras de mobilidade urbana para facilitar a ligação entre Maringá e Sarandi (Noroeste) foram discutidos na reunião entre os prefeitos Ulisses Maia e Walter Volpato, realizada no final da tarde desta segunda-feira (15). Um dos problemas abordados foi o trânsito confuso no encontro dos contornos Norte e Sul, no limite entre os dois municípios. Maia adiantou que tratativas com o governo do Estado já foram iniciadas para viabilizar recursos. Outra questão abordada foi o prolongamento da avenida Horácio Raccanello até Sarandi, atualizando projeto já existente que prevê a continuação da via além dos limites de Maringá. "A agenda é extensa, mas a discussão é necessária para que os municípios busquem a solução conjunta de seus problemas, considerando os limites conectados e, portanto, questões relevantes de mobilidade e outros assuntos devem ser discutidos numa perspectiva compartilhada", disse Maia. "É importante o apoio de Maringá nesse processo, não apenas no âmbito local, como também junto ao governo do Estado para obter os recursos para algumas obras que dependem de investimentos mais consistentes", disse Volpato.

Escola mais ativa
em Campo Mourão

Campo Mourão - O programa “Escola + Ativa”, lançado recentemente em Campo Mourão (Centro-Oeste) tem o objetivo de buscar a promoção da saúde e a mudança de estilos de vida em diferentes faixas etárias. Além da prática de atividade física, o programa, da Fundação de Esportes, também realiza palestras e ações para a comunidade. A primeira intervenção foi realizada dia 9 de julho na Escola Municipal Clarinha Wencel Casimiro, com participação de cerca de 120 pessoas (crianças e professores). Levamos a mensagem da importância da atividade física na promoção da qualidade de vida desde a infância. Além disso, mostrar que brincar é uma possibilidade de estar ativo fisicamente”, explica a coordenadora do programa, Layla Mariana Maiante Pinto Antonechen.

Tamarana faz campanha
de prevenção a hepatites

Tamarana - A Unidade de Atenção Primária à Saúde Plínio Pereira de Araújo, da região central de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina), realiza a campanha do Julho Amarelo. O objetivo é combater e prevenir as hepatites virais. As doenças, conforme o Ministério da Saúde, são silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas. O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é em 28 de julho. Por isso, nas quintas-feiras deste mês, profissionais da unidade realizam testes rápidos na população (sem a necessidade de agendamento) para verificar possíveis casos das doenças. A equipe também irá checar se os usuários estão em dia com a vacina contra a hepatite B (que deve ser aplicada em três doses). O atendimento é das 8h às 17h.

[email protected]