Ponta Grossa - Membros de três programas de extensão da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) publicaram a cartilha “Saúde Mental e COVID-19 no contexto universitário”, com o objetivo de fornecer subsídios para que a comunidade universitária possa enfrentar a pandemia cuidando uns dos outros. Neste trabalho conjunto, são apresentadas sugestões e estratégias acessíveis de apoio à saúde mental, a fim de ajudar na adaptação às mudanças impostas pela pandemia, além de apresentar alguns serviços da universidade que oferecem apoio em meio às medidas de distanciamento social. A cartilha foi idealizada e produzida pelos programas: UEPG Abraça, Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental, e Residência Multiprofissional em Saúde Mental (HU-UEPG). Participaram da elaboração: Lara Messias Floriano, coordenadora do Programa de Extensão UEPG Abraça; Estela Baldani Pinto, psicóloga do programa UEPG Abraça; Marcos Kockzur Lacerda e Gabriele de Oliveira, assistentes sociais e residentes técnicos da universidade; e pelos acadêmicos de Medicina da UEPG, Hailyn Ribas de Lima, João Pedro Gambetta Polay e Thamires Neves de Campos.

Informações no https://www2.uepg.br//proex/wp-content/uploads/sites/8/2020/09/Saude-mental-e-COVID-19-no-contexto-universitario.pdf

UEM realiza Mostra de Profissões

Maringá - Diferente dos anos anteriores a UEM (Universidade Estadual de Maringá) realizará de forma virtual a 14ª Mostra de Profissões nos dias 5 e 6 de outubro. O objetivo é divulgar os cursos oferecidos pela universidade e orientar os estudantes. Segundo a diretora de Ensino e Graduação, Maria Eunice França Volsi, a UEM desenvolveu um website (http://www.cpr.uem.br/mostra/) onde os interessados terão a oportunidade de acompanhar as lives onde professores e acadêmicos apresentarão informações sobre os cursos. O website também disponibiliza as informações básicas sobre os cursos da UEM e toda a programação do evento.

Cartilha da Acicam orienta sobre segurança no comércio

Campo Mourão - A Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão) iniciou nesta semana a distribuição de cartilha aos empresários locais com orientações sobre segurança no comércio. Confeccionada pela entidade empresarial, a cartilha foi elaborada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar. Uma das dicas dadas aos empresários é que a fachada dos estabelecimentos comerciais deve ser bem iluminada. Também ressalta que quanto maior a visibilidade, maior é a segurança. A cartilha orienta ainda sobre a necessidade do sistema de alarme estar em bom estado de funcionamento, a colocação de câmeras de segurança em pontos estratégicos e a importância da utilização de equipamentos de boa qualidade para possibilitar a identificação das pessoas envolvidas em eventual ação criminosa. Um capítulo é dedicado ao Vizinhança Solidária. É dada ainda ênfase a importância de, em caso da ação de marginais, comunicar o mais breve possível a Polícia Militar (telefone 190) e de se registrar a ocorrência.