A Sestran (secretaria municipal de Segurança Pública e Trânsito) de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) está ampliando a instalação de câmeras de monitoramento em prédios públicos. Agora é a vez do Ginásio de Esportes e do CMEI (centro municipal de educação infantil) do Araucária. “São oito câmeras e 20 pontos de alarmes com sensores de presença no ginásio de esportes, mais oito câmeras e 25 pontos de alarme com sensores de presença no CMEI. Nós acreditamos que com isso será possível um avanço significativo em termos de segurança nesses dois locais”, afirma o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Sérgio Argati.

Imagem ilustrativa da imagem Ginásio e CMEI em Arapongas recebem câmeras de monitoramento
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

Ele ressalta que nesta etapa estão sendo contemplados 24 locais - os primeiros pontos foram a Unidade Básica de Saúde Dr. Abelardo de Araújo Moreira, que fica no Conjunto San Raphael II, e no CMEI Maria Hilda Santiago Grassano, também do San Raphael. Porém, no total o projeto deve abranger 48 prédios – com recursos próprios, no valor de R$ 900 mil.

Segundo Argati, serão aproximadamente 200 câmeras de segurança distribuídas nas áreas internas e externas dos prédios públicos, tudo monitorado 24 horas por dia, através do Centro de Monitoramento Municipal. “Vamos aumentar e fortalecer a segurança nesses pontos cruciais, coibindo a prática de crimes, como furtos, roubos e até mesmo vandalismo e depredação dos prédios públicos”, afirmou. Argati ainda acrescenta que o sistema conta com mais de 400 pontos de alarmes – com sensores de presença.

Arapongas conta atualmente com 52 prédios públicos monitorados com câmeras e alarmes. Somando ao novo projeto, o município deve atingir cerca de 80% dos prédios públicos municipais monitorados. Além de furtos, as câmeras devem auxiliar a Guarda Municipal a fiscalizar a ação de vândalos, que tem atingido os prédios públicos, as redes de iluminação e as praças com frequência. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)

SERVIÇO - Em casos de vandalismo ao patrimônio público, a população pode colaborar denunciando pelo 153 ou 0800 645 90 60 (Guarda Municipal)