A Prefeitura de Apucarana (Centro-Norte) irá implantar uma central de atendimento de combate à dengue. O objetivo é desafogar a demanda da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, que se tornou ponto de referência em casos de dengue.

A expectativa, conforme adiantou o prefeito Junior da Femac, é de que a nova central comece a funcionar no Ginásio de Esportes Lagoão, das 7 às 22h, de segunda a sexta-feira, a partir da próxima quarta-feira (24). “Vamos dispor de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de cadeiras de soroterapia. O objetivo é ampliar a oferta de equipes médicas, visando atender a demanda de pessoas no enfrentamento da epidemia de dengue”, explica.

“Estamos criando uma estrutura com capacidade para atender até 500 pacientes por dia no Ginásio de Esportes Lagoão”, informa o médico Odarlone Orente, superintendente da Atenção Básica em Saúde.

Responsável pela estruturação física da Central de Atendimento, a superintendente de obras da AMS (Autarquia Municipal de Saúde), Ana Karine Alves Vieira, assegura que tudo estará pronto até a próxima quarta-feira. “A adequação do Lagoão para prestar aos apucaranenses um reforço no atendimento aos casos de dengue está sendo pensada em todos os detalhes", afirma Vieira, lembrando que a medicação básica para tratamento da dengue também vai ser fornecida no Lagoão, evitando que o paciente tenha que se deslocar para obter os remédios prescritos pelo médico.

A equipe de saúde reforça que a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, situada na Avenida Central do Paraná, no Jardim América, continuará sendo referência no atendimento de casos de dengue. Com a central de atendimento de combate à dengue no Lagoão a meta é garantir mais eficiência na demanda de consultas e medicação das pessoas.

.
. | Foto: Divulgação - Prefeitura de Apucarana

CONSULTÓRIOS

O hall de entrada do Ginásio de Esportes Lagoão tem um espaço físico de mil metros quadrados, suficiente para abrigar seis consultórios, equipes de enfermagem e área para soroterapia, além de setores de espera. A praça esportiva também tem uma ampla área de estacionamento.

A Autarquia Municipal de Saúde, com apoio de outros setores da prefeitura, já está providenciando divisórias (biombos), mesas, cadeiras, computadores, internet e extensão de rede elétrica no local. Ao mesmo tempo, estão sendo estruturadas as equipes de atendimento, para trabalhar em dois turnos na Central de Atendimento.

EPIDEMIA

Apucarana vive uma epidemia da dengue, com mais de 800 casos confirmados. Entre as ações realizadas pela prefeitura, estão um mutirão de limpeza para o recolhimento de materiais descartáveis e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

(Com informações da Prefeitura de Apucarana)