São Paulo O ministro da Cultura, Gilberto Gil, vai puxar o trio elétrico ''Expresso 2222' durante três dias no Carnaval de Salvador deste ano. Gil não vai subir no tradicional trio dois dias, quando repassará a programação musical ao grupo Afro Reggae e à cantora Carla Visi. É a primeira vez que Gil sobe no trio como ministro do governo Lula. Ele não abandonou o compromisso porque prometeu que iria cumprir todos os contratos assinados antes de ser empossado. Também é a primeira vez que o ''Expresso 2222' sai nos cinco dias de Carnaval.
O ''Expresso 2222' é um trio popular, gratuito, e que sai sem cordas, possibilitando a participação de todas as pessoas que vão às ruas de Salvador. Ele sai no circuito Barra-Ondina. Como no ano passado, Gil divide a responsabilidade pelo trio com o cantor Toni Garrido, do Cidade Negra, nos dias em que sair na avenida.
O trio elétrico de Gil só não sai no sábado de Carnaval. No ano passado, Gil apareceu no bloco Coruja, de Ivete Sangalo, no circuito Campo Grande. Neste ano, ainda não há previsão de sua participação em outros blocos. Mas o ministro sempre convida outros artistas para subirem no ''Expresso 2222'. Na sexta, dia 28, saem com ele e com Garrido o músico Armandinho, o líder do Asa de Água Durval Lelis e a cantora Sandra de Sá. No domingo, dia 2, Gil e Garrido convidam para o trio Elza Soares, Caetano Veloso, Mart'Nalia e Arnaldo Antunes. Gil volta para encerrar o Carnaval, no dia 4, quando leva ao ''Expresso 2222' as cantoras Paula Toller e Ivete Sangalo.