Gestor educacional precisa superar desafios
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de setembro de 2011
Michelle Aligleri <br> Reportagem Local 
O gestor de qualquer empresa precisa ter características adequadas ao trabalho, como perfil de líder, entre outras qualidades. Quando a empresa é uma instituição de ensino, a lista de exigências aumenta porque um colégio lida com a formação educacional de crianças e adolescentes vindos de diferentes famílias. É para fazer uma palestra sobre a gestão de pessoas na educação e recursos humanos que o psicólogo e pedagogo professor Dirceu Moreira vem a Londrina hoje a convite do Sistema Maxi de Ensino.
De acordo com Moreira, uma escola abrange as gestões administrativa, pedagógica e didática. ''O gestor precisa ter compreensão de seus potenciais para superar os desafios. Vamos trabalhar com quatro verbos que combinados dão 16 tipos de competências e desafios'', definiu. Conforme ele, o primeiro verbo-chave é o saber, que se refere ao fato das pessoas precisarem conhecer quais são as suas competências, ter objetivos definidos e elaborar estratégias para alcançá-los.
O segundo verbo é o querer. ''É nesta hora que se define a equipe que vai trabalhar e como o objetivo determinado será colocado em prática. Dependendo da meta toda a escola precisa participar'', explicou.
Conforme Moreira, o terceiro verbo é o ousar. ''Olhar para o projeto, que às vezes ja está em andamento, e identificar os pontos em que ele precisa ser melhorado. Nesta hora entra a criatividade, deve-se convocar o potencial coletivo, inovar, fazer da educação algo que chame atenção'', afirmou.
O último verbo elencado pelo professor é o calar. ''É a gestão da contemplação. O gestor analisa os resultados do projeto. Se foi positivo é a hora ideal para parabenizar a equipe, comemorar, valorizar o trabalho de todos. Se o resultado foi negativo é hora de identificar as falhas, refletir e compartilhar com os demais membros do grupo'', explicou.
O professor destacou que, além de traçar metas e colocá-las em prática na escola, um dos grandes desafios do gestor educacional é lidar com as emoções e conflitos encontrados durante o processo. ''É necessário saber lidar com sentimentos individuais do grupo. É fundamental compreender as emoções sabendo que cada um da equipe é diferente do outro. O gestor tem que ter domínio da ferramenta comportamental'', pontuou.
Para ele, esse domínio é fundamentral também para o professor que precisa lidar com bullying em sala de aula. ''Dentro da sala o professor é o gestor daqueles alunos, mas às vezes ele não sabe lidar com as próprias emoções. Isso dificulta o processo de orientação dos estudantes'', definiu.


