Garoto tornou-se alcoólatra aos 15 anos e hoje está em clínica
A trajetória do estudante R.A., 17 anos, é um sinal de alerta para adolescentes e jovens que têm postura semelhante a de Rafa e de seu grupo de amigas. R.A. é alcoólatra e um ex-viciado em drogas, de maconha a heroína. A distância entre a dependência e uma vida considerada saudável é de apenas três meses, data em que ele ingressou na clínica Nova Esperança, que trabalha com recuperação de dependentes químicos.
Magro, R.A confessa que sente as sequelas do vício, adquirido a partir de pequenos goles de cerveja dados pelo próprio pai desde os nove anos de idade. O alcoolismo dobrou o garoto aos 15 anos, quando tomou o primeiro porre de fato. A exemplo da maioria destes casos, os pais nem sabiam que R.A. tinha problemas. Quando ficava de porre ou drogado, eu dormia na casa dos amigos ou chegava tarde em casa, quando eles estavam dormindo, conta.
Privilégio de poucos doentes, o menor conseguiu não perder um único ano de estudo enquanto foi viciado em drogas, hábito adquirido aos 14 anos. Durante as provas eu dava um tempo de tudo, revela. Com uma fita do Kid Abelha no walk-man, R.A. aposta em Deus para seguir o caminho correto, apesar das ironias e gozações dos colegas, alguns deles ainda com os mesmos vícios por ele abandonados.(J.A.)Albari RosaR.A., 17 anos, hoje em tratamento em uma clínica: o pai ofereceu os primeiros goles quando ele ainda era criança. O próximo passo foram as drogasQuando ficava de porre
ou drogado, dormia na
casa dos amigos ou
chegava tarde em casa





