Carlos Severino‘‘Relax’’Apesar de espontânea, atividade já conquistou pelo menos 95% dos 3.200 empregadosCAMPO MOURÃO - Ninguém estranhe se chegar na sede ou em qualquer um dos entrepostos da Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo) e se deparar com os funcionários fazendo ginástica em pleno horário de trabalho. A medida foi implantada no final do ano passado por determinação da própria direção da cooperativa, a maior do País. Ela faz parte do Programa de Qualidade Total e, apesar de espontânea, já conquistou pelo menos 95% dos 3.200 funcionários.
‘‘Após quatro meses, já houve uma melhora no desenvolvimento das tarefas diárias’’, comemora o coordenador do programa, Antônio César Marini. ‘‘Os funcionários estão adquirindo maior resistência física e flexibilidade’’. A chamada ginástica laboral é feita duas vezes por dia. Cada sessão dura cinco minutos e é feita em horário de expediente. Além da sede, participam os funcionários dos 36 entrepostos, incluindo os quatro de Santa Catarina.
Segundo Marini, o trabalho também já apresentou melhoria no relacionamento. ‘‘A ginástica reduz as tensões musculares e número de lesões durante o trabalho’’, ressalta o médico da cooperativa, Carlos Mildenberger. ‘‘Ela dá uma sensação de corpo mais relaxado, prepara as pessoas para o seu dia-a-dia’’.
Cartilhas explicativas com desenhos e informações sobre os exercícios foram preparadas para melhorar o desenvolvimento da ginástica laboral. Os resultados também animam o presidente da cooperativa, José Aroldo Gallassini. ‘‘A ginástica é um sucesso de participação, envolvimento, saúde, rendimento e qualidade de vida, tanto na empresa quanto em casa’’. Gallassini ressalta que os cooperados ganham na qualidade dos serviços prestados pelos funcionários.

mockup