Imagem ilustrativa da imagem Fumacê começa a percorrer os bairros de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A dona de casa Almira Francisco dos Santos observou o carro do fumacê passando em frente à sua casa no Parque o Waldemar Hauer, zona leste, enquanto varria a calçada nesta manhã. A medida para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti teve início nesta terça-feira (23) em Londrina, percorrendo as áreas de abrangência das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do San Izidro e Lindoia. O inseticida é aplicado das 4h às 10h e das 17h às 21h, e o bairro a ser atendido nesta tarde é o União da Vitória, na zona Sul.

“É uma segurança a mais para nós porque os produtos que a gente passa em casa não matam o mosquito”, disse a dona de casa, ao mostrar as marcas no braço das aplicações de soro nos últimos dias. Ela teve dengue pela terceira vez e recebeu alta médica ontem.

“Tomei bastante líquido e tive que ir no posto de saúde para tomar soro porque as plaquetas baixaram muito. Eu sentia dor em todo o corpo, muita náusea e manchas pelo corpo. Mas na primeira vez que tive foi pior. Eu sangrava pela boca”, detalhou, acrescentando que tudo isso fez com que aprendesse um a lição. “Aprendi a limpar bem minha casa e manter o quintal em ordem, mas infelizmente esse cuidado não depende só de mim. Meus vizinhos também precisam fazer a parte deles”, afirmou.

UMA MORTE

Neste ano, Londrina já registrou uma morte e 619 casos de dengue. Ainda há outros 1.769 casos suspeitos, aguardando o resultado de exames. A preocupação aumenta com o fato de o mosquito também transmitir zika, chikungunya e febre amarela.

Dados preliminares mostram que a incidência do vetor é de 15,7% na Vila Romana; 14,6% no PIL (Parque das Indústrias Leves); 8,9% no Jd. Meton; 7,6% no Jd. Santa Fé e 7,3% no Pq. Waldemar Hauer. Já os bairros com maior incidência de notificações na região leste são: Vila Romana com 18,5%, Mister Thomas 12,3% e Conjunto Lindoia: 7,7%.

Segundo Nino Medeiros Ribas, coordenador do Controle de Endemias, da secretaria municipal de Saúde, 234 agentes de endemias estão orientando a população sobre a passagem do fumacê e realizando a vistoria apenas nas áreas externas das residências. As visitas ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 14h.

“Em 99% das vistorias, os focos dos mosquitos foram localizados dentro dos quintais, em água acumulada em vasos de plantas e objetos em desuso. Essas localidades que estão recebendo o fumacê apresentam um alto índice de infestação do mosquito, assim como casos positivos da doença”, afirmou.

PORTAS E JANELAS ABERTAS

A orientação é que a população mantenha as portas e janelas abertas quando o fumacê passar, e cubra alimentos e recipientes de água dos animais de estimação. “Os agentes estão passando pelas casas, avisando sobre o fumacê e pedindo para que os moradores façam uma nova vistoria no quintal antes de receber o inseticida, pois sem o criadouro, a fêmea fica hiperativa, facilitando o contato com o veneno”, explicou.

Os veículos utilizados no fumacê foram encaminhados pela Sesa (Secretaria de Saúde do Estado), e o inseticida foi adquirido e cedido pelo Ministério da Saúde. Ribas comenta que o veneno utilizado é o Cielo, “que não faz mal à saúde. A quantidade expelida é calculada para atingir somente o mosquito”, completou.

Os próximos bairros a receberem o fumacê são: Conjunto Eucaliptos; Conjunto Lindoia II, Vila Romana I e II, Jd. Alemanha; PIL; Jd. Ideal I e II; Conj. Mister Thomas; Jd. Califórnia; Jd. Eldorado; Vale do Cambezinho; Jardim San Fernando; Jardim Monte Carlo; Jardim Pequena Londres; Jardim Del Rey; Conjunto Cafezal I, II e IV e Jardim Acapulco.

MUTIRÕES

Imagem ilustrativa da imagem Fumacê começa a percorrer os bairros de Londrina
| Foto: Divulgação/CMTU

Além das visitas dos agentes de endemias e a aplicação do fumacê, a Prefeitura segue com os mutirões “Unidos Contra e Dengue” através da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

Nesta terça, as equipes continuam na zona Leste, atendendo os bairros Califórnia, Nova Conquista, Eldorado, San Fernando, Vale do Cambezinho, Monte Carlo, Vale Verde, Pequena Londres, San Izidro e imediações. Desde sexta-feira (19) já foram recolhidos mais de 30 caminhões de entulhos.

Além das casas, onde as equipes recolhem materiais em desuso e que podem acumular água, também é realizada a limpeza de fundos de vale e outras áreas de descarte irregular.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1