Mais um trecho da avenida Winston Churchill, na zona norte de Londrina, está interditado para obras de reconstrução da via. Desde esta segunda-feira (14), o bloqueio no sentido centro – bairro, que ia das proximidades do semáforo sob a BR-369 até a altura da rua Edwiges Massagardi Baldan, foi estendido até a avenida Henrique Mansano. A previsão é de que o fluxo seja interrompido no local por cerca de três semanas. A obra, de responsabilidade da empresa Weiller Construção Civil, prevê a implantação de nova pavimentação, reestruturação de galerias pluviais, construção de ciclovias, criação de passagens e conversões.

Imagem ilustrativa da imagem Fuja do congestionamento na Winston Churchill
| Foto: Roberto Custódio

Durante o período de bloqueio, agentes de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) irão monitorar a área para orientar os motoristas e organizar o fluxo de veículos. O acesso às residências e empresas localizadas no perímetro impedido deverá ser feito com cuidado, mediante autorização dos fiscais. Já no lado oposto da Winston Churchill o tráfego segue sem interrupções, com pista simples e em mão dupla. Para evitar lentidão durante as viagens, a recomendação da CMTU é que os condutores busquem rotas alternativas à avenida.

O diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalbem, explicou que o trecho mais complicado hoje acaba sendo o do sentido centro para o bairro. “O motorista que está na área central e pretende ir para o jardim das Américas, Coliseu, Marajoara ou Imagawa pode fazer o seguinte roteiro: avenida Leste-Oeste, avenida do Sol, rua das castanheiras, rua Ruy Virmond Carnascialli e rua Arcindo Sardo e de lá acessa a avenida Winston Churchill sentido Jardim Imagawa”, orientou.

Dalbem explica que para quem quer acessar bairros mais próximos do Estádio do Café, próximo da avenida Lúcia Helena Gonçalves Viana, a rota é outra. “Há três possibilidades. Se quer ir ao Estádio do Café pode seguir pela rua Bahia, atravessar a BR-369, pegar a marginal esquerda e virar à direita na rua Danilo Orcelli ou pegar a avenida Sargento Maurício Agostinho Pereira sentido avenida Saul Elkind e sai nas proximidades do Estádio do Café”.

A segunda opção é pela Rua Rio Grande do Sul, rua Ermelindo Leão, atravessa a BR-369 e entra na avenida Lúcia Helena Gonçalves Viana e sai na rotatória da avenida Henrique Mansano, entre o estádio e o terminal do Milton Gavetti. A terceira rota é mais longa e segue pela avenida Dez de Dezembro, segue pela avenida Carlos João Strass, segue até a avenida Henrique Mansano e vai até o Estádio do Café.

Como a avenida está com uma das pistas fechada, o fluxo foi deslocado para a outra pista, que antes seguia um sentido único e agora está com o trânsito nos dois sentidos. “De vez em quando alguma máquina precisa fazer manobra e pode atingir a outra pista liberada para o movimento e é preciso fazer a interdição no local. Mas é uma contingência rápida, de cinco minutos mais ou menos, e o trânsito volta a fluir com a pista liberada em meia pista”, apontou Dalbem.

"É um local complicado com muito volume de veículos; devem passar mais de 20 mil veículos por dia", afirma o diretor, informando que os agentes de trânsito ficarão no local até 18h30 ou 19h. "Peço paciência aos motoristas, para garantir a segurança dos pedestres e dos operários que estão na obra”, ressalta.

Os serviços na via foram iniciados em março e somam R$ 10.841.546,96. As obras estão incluídas na recomposição do sistema viário composto pelas avenidas Winston Churchill, Rio Branco e Francisco Gabriel Arruda.