As duas últimas fugas de presos registradas em Londrina - uma na manhã de sexta e outra na madrugada de sábado - motivaram ontem uma reunião entre o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar e a chefia da 10 Subdivisão Policial. Isso porque em ambas as situações os presos atingiram os solários do 2º Distrito (Zona Leste) e do 4º Distrito (Zona Sul) e 16 conseguiram fugir sem grandes dificuldades. Até o final da tarde de ontem, nenhum deles havia sido recapturado.
No sábado, o delegado-chefe da 10 SDP, Sérgio Luiz Barroso, afirmou que houve falha humana na fuga ocorrida no 4º DP porque ''a guarda externa (feita por policiais militares) não estava na guarita''. Ontem, ele disse que na conversa que teve com o comandante do 5º Batalhão, coronel Joacyr José da Silva, ficou acertado um reforço na guarda externa de todos os DPs até que seja efetivada a transferência dos mais de 600 presos para o Centro de Detenção e Ressocialização (CDR).
No 2º DP, a vigilância deverá ser ainda mais intensa porque é o maior em número de presos (ontem era 366) e nos fundos do prédio há um matagal que, durante fugas, prejudica as ações de recaptura. ''Será reafirmado aos policiais militares que durante o banho de sol (quando os presos permanecem no solário) é necessária a presença dos PMs nas guaritas'', detalhou o delegado-chefe.
Barroso informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar se houve negligência ou facilitação da fuga no 4º DP. O comando do 5º BPM também teria instaurado um inquérito policial militar (IPM) para investigar as circunstâncias da fuga.
O delegado preferiu não fazer comentários e também não confirmou a existência de um suposto pedido de remoção de um policial militar que atuava na guarda externa dos distritos nos dias das ocorrências. Investigadores ouvidos pela FOLHA não revelaram o motivo de tal solicitação mas garantiram que o pedido teria sido feito há cerca de um mês.
A utilização dos solários em fugas de presos não é novidade nos distritos de Londrina. Na tarde do dia 4 de novembro do ano passado, um sábado, 10 presos fugiram do 5º DP (Zona Norte) pelo pátio de sol. Horas antes, outros 12 presos do 4º DP (Zona Sul) escalaram o solário e também escaparam. Entre eles, 7 conseguiram fugir novamente. Na noite anterior, policiais civis conseguiram conter uma fuga em massa no 2º DP também pelo mesmo local.
A reportagem procurou o comandante do Batalhão da PM mas ele estaria em uma reunião à tarde. A assessoria de comunicação da corporação prometeu falar sobre o assunto hoje.

mockup