Fronteira tem segundo assalto a sítio em 4 dias
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de janeiro de 1998
Valmir Denardin 
A Polícia Militar de Foz do Iguaçu recuperou na madrugada de ontem, na margem paranaense do Lago de Itaipu, dois tratores que haviam sido roubados poucas horas antes de um sítio na localidade de Gleba Guarani, próximo ao limite do município com Santa Terezinha de Itaipu. Foi o segundo caso de assalto a propriedades rurais na região Extremo Oeste do Estado em apenas quatro dias.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 2º Distrito Policial de Foz do Iguaçu, três homens, armados com pistolas automáticas, chegaram ao sítio pertencente a Orlando Bortolini, por volta das 2h30 de ontem. Eles renderam o empregado de Bortolini, Cícero de Oliveira, que mora no local, e o trancaram, junto com sua família, em um dos quartos da casa. Ninguém foi ferido.
Os assaltantes fugiram levando dois tratores Ford. Vizinhos do sítio perceberam a movimentação e telefonaram para o dono, que chamou a Polícia Militar. Os policiais encontraram os dois tratores à margem do Lago de Itaipu, na praia artificial de Três Lagoas, a poucos quilômetros do local do roubo. Os assaltantes esperavam no local uma balsa clandestina, que levaria os tratores para o Paraguai, na outra margem do lago. Ao perceber a chegada dos policiais, os três homens fugiram.
A Polícia Civil suspeita que os assaltantes façam parte da mesma quadrilha que, na última quinta-feira, roubou um trator, uma caminhonete e um Fusca de um sítio em Santa Terezinha de Itaipu (20 quilômetros ao norte de Foz do Iguaçu). Durante o assalto, o grupo manteve oito pessoas amarradas e amontoadas por quatro horas. Apenas o Fusca foi recuperado pela polícia.
As quadrilhas que assaltam sítios e fazendas agem na fronteira, apesar de o governo do Estado manter na região grupos de policiais exclusivamente para combater esse tipo de crime.
Três unidades das Patrulhas Rurais atuam na fronteira com o Paraguai - Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena. Cada grupo é formado por seis a oito policiais militares, que utilizam caminhonetes e até barcos para fazer rondas na região do Lago de Itaipu. Em entrevista à Folha, na semana passada, o major José Antônio da Silveira, responsável pelo 14º Batalhão da Polícia Militar em Foz do Iguaçu, disse que os assaltos que vêm ocorrendo são fatos isolados e que a atuação das Patrulhas Rurais reduziu em até 95% o número de ataques a propriedades da fronteira.


