O clima volta a ganhar atenção dos paranaenses com a notícia de que uma terceira onda de frio avança para o Estado. No fim de junho e na semana do dia 19 de julho, moradores de todas as regiões do Paraná já haviam enfrentado temperaturas muito baixas e até geadas em algumas cidades, como em Londrina, onde os termômetros chegaram a marcar 0.8 grau, com sensação térmica de –1, no dia 30 de junho. Foi a temperatura mais baixa registrada desde julho de 2013.

Imagem ilustrativa da imagem Frio intenso volta ao Paraná a partir de terça-feira
| Foto: Issac Fontana//Framephoto/Folhapress

A diferença dessa terceira frente fria, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), é que ela será mais duradoura, com início na terça-feira (27) até, pelo menos, o dia 2 de agosto. “O grande destaque da semana é o frio rigoroso. Mais uma massa de ar polar intensa chega ao Sul do país e provoca uma queda acentuada das temperaturas. Teremos um resfriamento mais intenso entre quinta (29) e sexta-feira (30), mas o frio se prolongará por vários dias”, comenta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, em vídeo publicado pelo Simepar.

LEIA TAMBÉM:

Nova onda de frio nesta semana exige cuidados com a saúde

PANCADAS DE CHUVA

Além do frio, há previsão de pancadas de chuvas em boa parte do Estado, porém, com pouca quantidade acumulada, na margem de 10 a 20 mm nas principais cidades. “A ocorrência de precipitação invernal baixou bastante aqui no Estado e fica mais concentrada entre as serras gaúchas e catarinenses, mas a situação pode mudar nos próximos dias”, completa.

Após a passagem desta frente fria e áreas chuvosas pelo estado, uma intensa massa de ar frio e seco (de origem polar) chegará rapidamente sobre todas as regiões. No boletim meteorológico do Simepar, a partir do dia 28 de julho as temperaturas vão apresentar queda muito acentuada, ficando entre 0º C e 4º C, começando pelo Oeste e avançando para o Sudoeste, Centro, Sul, Campos Gerais e Grande Curitiba. “Aliado à temperatura muito baixa, o vento vindo da direção Sul deixa a sensação de frio ainda maior e será grande o desconforto para permanecer e se locomover ao ar livre”, diz a nota.

Leia mais:Nova onda de frio nesta semana exige cuidados com a saúde

ABAIXO DE ZERO

Imagem ilustrativa da imagem Frio intenso volta ao Paraná a partir de terça-feira
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto a forte massa de ar frio se estabelece sobre o Paraná e os dias ficarão bem gelados, mesmo com a presença do sol. Os termômetros poderão ficar abaixo de zero em todo o Estado, conforme a previsão do Simepar. Nas regiões sul, sudoeste, centro e campos gerais, a temperaturas podem chegar a -1º C e -5º C. Também são previstas temperaturas negativas na região metropolitana de Curitiba, em cidades como Maringá (Noroeste), Londrina, Apucarana (Centro-Norte), além de Cascavel e Foz do Iguaçu, na região Oeste.

O boletim do clima descreve ainda que “esse cenário causará a formação de geadas extensivas e de forte intensidade em praticamente todo o Paraná a partir de 29 de julho. Essa forte onda de ar frio esperada para a próxima semana e que vai manter o tempo gelado por vários dias no Paraná, deve apresentar semelhanças com o evento ocorrido em julho de 2013, o qual provocou temperaturas negativas ou muito baixas por uma semana e causou formação de geadas generalizadas em todo o Estado.”

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.