Freis capuchinhos fazem benção dos carros
PUBLICAÇÃO
sábado, 03 de janeiro de 2009
Rosiane Correia de Freitas<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O início do ano do taxista Altivio Dioko é marcado por uma tradição há 23 anos. ''Venho todos os anos receber a benção dos capuchinhos'', conta. A benção de veículos e objetos é realizada desde 1951 na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba, pelos freis capuchinhos. ''Desde que comecei nunca sofri um acidente'', comenta o taxista.
A benção também é parte da rotina de início de ano do aposentado Luis Antônio Pedroso. ''Desde que comprei meu primeiro carro venho aqui'', conta. ''Assim o veículo da família fica protegido'', explica.
Das 6 às 21 horas de ontem freis capuchinhos e voluntários trabalharam na benção. ''A pessoa que procura a benção tem que saber que Deus está sempre com a gente, mas também temos que fazer a nossa parte'', explica o pároco Frei Alvadi Marmentini. ''Não adianta pedir a benção se no trânsito estamos irritados, nervosos. Porque Deus nunca falha, mas nós não podemos nos expor ao perigo'', completa.
Para o frei, o trânsito é uma preocupação da vida moderna. ''Aqui na paróquia a gente cansa de rezar missa para pessoas que perdem a vida em acidentes com carros, motos'', diz. ''O automóvel é uma ferramenta de trabalho tão importante. Não é possível que ele seja também fonte de tanta violência'', lamenta. Este ano, os freis também distribuiram um jornal com informações sobre a história da tradição e dicas de segurança no trânsito.


