Foz inaugura penitenciária modelo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de julho de 2002
Alexandre Palmar<br> Equipe da Folha
Foz do Iguaçu - A Unidade Prisional de Foz do Iguaçu foi inaugurada ontem com status de ser a mais moderna do Brasil. Com capacidade para 500 internos, a penitenciária receberá somente presos condenados da cidade e de outros municípios do Paraná. A transferência deve desafogar os distritos policiais da região.
Após a cerimônia comandada pelo governador Jaime Lerner (PFL) e pelo secretário estadual de Segurança Pública, José Tavares, o presídio começou a receber os primeiros dos 111 condenados em regime fechado da Cadeia Pública de Três Lagoas. Ontem, foram transferidos 45 maioria envolvida em narcotráfico. A meta é remanejar o restante nos próximos dias.
A remoção mobilizou mais de 30 viaturas da Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal, Grupo de Operações Especiais (GOE), Corpo de Bombeiros e até de um helicóptero. O aparato ''garantiu segurança'', embora todos os presos estivessem algemados nos bancos de um ônibus, que percorreu os 300 metros da cadeia a penitenciária.
Apesar da transferência, o ''Cadeião'' continua superlotado. A unidade tem capacidade para 300 presos, mas mesmo com a remoção de todos setenciados continuará com presos provisórios ou condenados em regime semi-aberto, cuja custódia cabe a uma colônia penal. Ontem, eles representavam 535 homens e mulheres.
Já no presídio, Tavares anunciou a abertura de 100 empregos para confecção de bolas e redes, com pagamento de um salário mínimo mensal. Cada três dias trabalhado, reduz a pena em uma dia. Segundo ele, também será oferecida assistência médica, odontológica e psicológica, criando um ''bom ambiente para recuperação. Dos 165 presos que cumpriram pena em Guarapuava, apenas um cometeu novo delito''.
O presídio não tem muros, cadeados ou correntes, mas é cercado por grades de arames (com alarmes), além de ser repleta de filmadoras. Também possui barreiras subterrâneas, portas eletrônicas e detectores de metais. As paredes e piso são de concreto de alta resistência, assim como os vidros, que resistem à bala de calibre 38.
A penitenciária tem solário, área de lazer, refeitório, ambulatório e sala de visita íntima. As celas, cada uma para quatro presos, têm cama de cimento com colchão, vaso sanitário e pia. O sistema operacional, desde a segurança ao controle de visitas, será coordenado pelo Instituto Nacional de Administração Penal (Inap).
