Foz e Londrina expõem o caos das ruas no interior
PUBLICAÇÃO
domingo, 21 de dezembro de 1997
Curitiba 
Foz do Iguaçu e Londrina são consideradas pelo Detran como as cidades que têm o trânsito mais problemático no interior do Estado. Foz do Iguaçu por reunir motoristas não só brasileiros, mas também paraguaios e argentinos. Londrina por ter o segundo maior contingente de veículos do Estado: 147 mil.
Apesar de ter a quinta frota do Estado, Foz do Iguacu está em primeiro lugar no número de multas por desrespeito ao estacionamento regulamentado no interior, com 5 mil registros. Em seguida aparecem Londrina, com 4,6 mil multas, e Cascavel, com 3,6 mil.
É o Estacionamento Regulamentado (EstaR) de Curitiba, porém, que dispara na frente: 205 mil multas registradas. A chefe do setor de estatística do Detran, Cynthia Rego, lembra que os números não representam apenas o comportamento dos motoristas, mas também a eficiência dos recursos de fiscalização (entre eles as lombadas eletrônicas) e até a política de cada cidade.
É fácil acompanhar a diferença. Em uma cidade como Londrina, por exemplo, foram 27,2 mil multas por excesso de velocidade nos primeiros dez meses deste ano. Já em Maringá, onde a fiscalização é feita somente por radares, houve apenas sete multas no mesmo período. Outro exemplo: embora a frota de veículos de Cascavel seja 40% menor que a de Maringá, o número de multas por excesso de velocidade no município foi muito maior, chegando a 14,4 mil este ano, graças à lombada eletrônica.
Maringá é campeã no número de multas por avanço de sinal entre as cidades do interior. São 5,6 mil registros, seguido por Londrina, que distribuiu este ano 5,2 mil multas, e Foz do Iguaçu, com 2,8 mil.(M.K.)


