Foz do Iguaçu O ''lixão'' de Foz do Iguaçu foi oficialmente transformado em aterro sanitário anteontem, com o objetivo de possibilitar um tratamento adequado aos resíduos sólidos e ao chorume (líquido tóxico gerado pelo lixo orgânico). A inauguração fez parte da agenda de aniversário do município. Antes os resíduos sólidos ficavam um bom tempo expostos ao ar livre e, posteriormente, enterrados.
O complexo tem 300 mil metros quadrados do complexo, mas atualmente são usados 180 mil metros quadrados. Ele tem 15 anos de vida útil e recebeu recursos na ordem de R$ 1 milhão provenientes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Caixa Econômica Federal e da prefeitura.
Para garantir o funcionamento da nova estrutura, o município firmou um termo de compromisso do uso correto da área. ''A empresa responsável e a prefeitura devem respeitar procedimentos básicos'', informou o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Foz, Jeferson Lira.

mockup