Londrina deverá ganhar uma nova sede do Fórum Trabalhista até o final de 2011. Iniciada em 2006, a construção teve o cronograma atrasado por medida de segurança, após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) constatar que a execução não estava sendo feita de acordo com o projeto original. ''Não se trata de obra abandonada ou inacabada. A construção foi paralisada devido a um descompasso entre o projeto e a sua execução. A laje precisou ser reforçada para que, futuramente, não corresse o risco de desabar. Todo o ônus decorrente desta interrupção foi suportado pelas empresas'', garantiu o presidente do TRT do Paraná, desembargador Ney José de Freitas, que esteve ontem em Londrina.
Segundo o desembargador, o TRT receberá os novos projetos para a finalização da obra em abril. Uma nova licitação está prevista para agosto, com reinício da construção entre setembro e outubro. O novo Fórum de Londrina está sendo construído no antigo terreno do Instituto Brasileiro do Café (IBC), próximo ao Aeroporto (Zona Leste), com área reformada de 7.135,73 m2, mais área construída de 9.023,94 m2, perfazendo o total de 16.211,79 m2.
''A nova sede abrigará as atuais sete varas, com sobra de espaço e conforto. Será o prédio mais moderno e de maior dimensão no Estado, e certamente terá condição de suportar o acréscimo de novas varas'', informou Freitas. De acordo com o desembargador, o prédio onde atualmente funciona o Fórum Trabalhista, na Avenida São Paulo (Centro), não comporta mais a circulação de pessoas, e não possui capacidade de ampliação.
Apesar do atraso e mudança de construtoras, o valor final da construção - R$ 14 milhões - não deverá sofrer alterações significativas. ''R$ 11 milhões serão investidos na nova construção, e o restante na reforma dos barracões. Um novo concurso para contratação de 120 servidores está em andamento, com prova prevista para julho e nomeação em setembro.''
Quarenta e seis imóveis da Justiça do Trabalho do Paraná sofrerão algum tipo de reestruturação nos próximos dois anos, seja para reforma, ampliação, construção de nova sede ou intervenções pontuais - 26 deles em
2010 e 20 em 2011. O planejamento completo das obras foi concluído após
pesquisa de campo nas 86 Varas do Trabalho e demais instalações do Tribunal Regional do Trabalho da 9 Região. Além do novo Fórum de Londrina, já em construção, as unidades judiciárias de Foz do Iguaçu, Palmas, Guarapuava, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória deverão ter novas sedes.

mockup