Londrina - A Casa Acolhedora foi fundada pela irmã Delfina Rodrigues dos Santos em 2007 para atender crianças e adolescentes que ficavam nas ruas do Jardim Universitário, na zona oeste de Londrina, sem atividades e espaços de lazer, cultura e educação. Atualmente, 80 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, em condições de vulnerabilidade social e risco pessoal e social, participam de oficinas de sociabilização. A consequência é o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, sempre visando sua proteção e seu desenvolvimento integral.
"Aqui era um bairro bastante difícil de trabalhar", revelou irmã Delfina, que tinha experiência de 20 anos trabalhando com presidiários. Ela afirmou que desde então conseguiu perceber uma melhoria de 70% em relação ao quadro que encontrou quando chegou. "Hoje nós vemos o progresso das crianças não só pela pintura, mas também pelo esporte e com toda a assistência odontológica e médica que oferecemos", destacou, enfatizando que a mudança da sociedade deve ser realizada pela educação. "Elas são o futuro do Brasil. Precisamos construir mais escolas."
A pedagoga da Casa Acolhedora, Maria Andréa dos Anjos, destacou que recentemente a instituição recebeu da Fifa US$ 50 mil e equipamentos como cinco Tvs. "Esses equipamentos foram utilizados na Copa do Mundo e depois a Fifa escolheu algumas instituições filantrópicas para fazer a doação", explicou.
Segundo ela, a federação fez a análise de várias instituições do Brasil. "O projeto chama-se Football for Hope e selecionou 45 instituições em todo o Brasil. Eles escolheram as instituições em que as doações poderiam representar uma melhoria significativa não só para escola, mas para toda a comunidade."
Outra conquista recente foi a entrega de um veículo utilitário, que havia sido solicitado junto ao Ministério do Trabalho. (V.O.)

mockup