Fornecimento de água é parcialmente retomado
Desde a madrugada de sábado, equipes da Sanepar trabalham para restabelecer a normalidade dos sistemas de abastecimento de água que foram danificados pela chuva. Em todo o Paraná, 13 cidades tiveram o fornecimento prejudicado, mas na maioria dos municípios, os sistemas já foram parcial ou totalmente restabelecidos até a tarde de ontem. Só em Tomazina (Norte Pioneiro), a produção de água ainda não foi retomada, pois parte da cidade está sem energia elétrica, segundo dados da assessoria de imprensa da Sanepar.
Em Ibaiti (Norte Pioneiro), uma encosta cedeu, levando árvores de grande porte e muita terra para dentro das instalações da captação de água, o que danificou conjuntos de motobombas e parte elétrica. Às 9 horas de ontem, o sistema voltou a funcionar parcialmente e o abastecimento deve ser retomado totalmente hoje. Ainda no Norte Pioneiro, em Wenceslau Brás, o conserto de uma adutora atrasou a retomada da produção de água.
Também foram atingidos os sistemas de água de Pinhalão, Turvo, Piên, Sapopema, Siqueira Campos, Santa Terezinha do Itaipu e Jaboti, onde as equipes conseguiram retomar parcialmente o abastecimento ainda ontem. Mais de 150 mil pessoas foram afetadas.
Energia- Informações da assessoria de imprensa da Copel apontaram que Tomazina (Norte Pioneiro) foi a cidade que mais sofreu danos com a falta de energia elétrica em decorrência da chuva: pelo menos 200 domicílios ainda permanecem sem luz, pois um trecho da rede está sob a água e só poderá ser reparado quando o nível da água baixar . No restante das cidades, como não houve chuva com vento, a empresa realizou manobras na rede para religar o fornecimento de energia.
Londrina e Cambé podem ficar sem água
Segundo o gerente da Sanepar para a Região Metropolitana de Londrina, Sérgio Bahls, vai faltar água em Londrina e Cambé (Norte) hoje. A produção está parada desde às 19 horas de anteontem, devido ao aumento no índice de turbidez da água, que subiu de 100 para 4 mil, em decorrência da chuva. Conforme Bahls, a Sanepar tem capacidade para trabalhar com um índice de turbidez de 800 e hoje opera com 28% da capacidade reservatória do Rio Tibagi. A recomendação é para que a população economize. (Mariana Guerin/Reportagem Local)





