Na última segunda-feira (6), o bairro Jacutinga, em Ribeirão do Pinhal (Norte Pioneiro), foi palco da celebração da Folia de Reis, uma tradição que atravessa gerações há mais de oito décadas.

Neste ano, a festividade foi organizada pela família Vieira da Costa e representou um momento de união para a comunidade local e visitantes de outras cidades e estados, que se juntaram para celebrar os Três Reis Santos.

O evento chegou a reunir até 100 pessoas ao longo do percurso, que incluiu visitas a casas nas zonas urbana e rural, das 12h às 19h. “Ofertamos espaço para que os jovens despertem o desejo de continuar nessa fé e tradição”, explica Letícia Gabrieli Cerino Zanni, uma das organizadoras e bisneta do patriarca Pedro Vieira da Costa.

Durante o trajeto, os foliões foram recebidos com alegria e devoção pelos moradores. Além da música e do canto, um momento especial que marcou a Folia foi a homenagem ao embaixador José de Souza, que faleceu em 2024. “Sabemos que ele está na glória de Deus”, afirmou o folião e próximo festeiro José Otávio, destacando a importância de preservar a memória daqueles que dedicaram a vida à tradição.

Após a morte do embaixador, o responsável agora é Leodenis de Souza, filho do falecido.

Festa em homenagem aos Santos Reis Magos é realizada há décadas em Ribeirão do Pinhal
Festa em homenagem aos Santos Reis Magos é realizada há décadas em Ribeirão do Pinhal | Foto: Antônio de Picolli

HISTÓRIA

A festividade católica é de origem portuguesa e realizada em homenagem aos três Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar, que viajaram pelo Oriente seguindo uma estrela para adorar o filho de Deus.

Em Ribeirão do Pinhal, o início da celebração remonta à década de 1930, quando o agricultor Ambrósio Dutra da Silva, acompanhado pela esposa Maria da Conceição e filhos, deixou São Sebastião do Paraíso (MG) para desbravar o Paraná. Chegaram a uma propriedade de 520 alqueires, que recebeu o nome de Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em homenagem à esposa.

Ambrósio trouxe consigo uma bandeira de Santo Reis e, em 1939, fundou a companhia que deu início às festividades, com o objetivo de agradecer aos Reis Magos pelo sucesso e prosperidade na nova terra. Na época, a região era identificada como Espírito Santo do Pinhal e foi dividida entre os herdeiros, que ajudaram a formar e compor a cidade o bairro Jacutinga.

Inicialmente formada apenas pelos membros da família, a Folia de Reis da Jacutinga ganhou força e se espalhou por diversas localidades do Norte Pioneiro, tornando-se um evento conhecido e aguardado por muitos.

Apesar da relevância cultural, a Folia de Reis de Ribeirão do Pinhal não está mais incluída no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná. Ainda assim, conta com o apoio do Departamento de Cultura do município.

Supervisão - Celso Felizardo - editor