Fogo destrói livraria na Boca Maldita
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de abril de 2001
De Curitiba
Incêndio na madrugada de ontem destruiu uma das lojas da Livrarias Curitiba, na Rua Luiz Xavier, 78, na Boca Maldita, em Curitiba. O fogo começou por volta da 0 hora e o trabalho do Corpo de Bombeiros se estendeu até as 7 horas. Foram necessários 25 homens e cerca de 50 mil litros de água para combater o fogo.
A preocupação maior do Corpo de Bombeiros, segundo o relações públicas, primeiro tenente Renê Ferreira Muchelin, foi garantir o isolamento da área para que prédios vizinhos não fossem atingidos. Ainda não se tem informação da causa do incêndio, que será apotada por laudo do Instituto de Criminalística.
A empresa ainda não sabe ao certo o montante do prejuízo. A gerente comercial da Livrarias Curitiba, Leoni Pedri, disse que, para fazer esse cálculo, será necessária uma avaliação do comprometimento da estrutura do prédio. Ela estima, no entanto, um prejuízo entre R$ 500 mil e R$ 600 mil, já que o estoque teve perda total, porque o que não queimou foi molhado.
Uma perda lamentável que a empresa pretende tentar recuperar são seis telas do artista Poty Lazzarotto, feitas sob encomenda para a loja. São quadros que retratam cenas de obras de escritores famosos, como Monteiro Lobato e Machado.
A loja da Boca Maldita, segundo Leoni, é a mais importante do grupo, pois representa 10% do seu faturamento. São, ao todo, 14 lojas, das quais oito ficam em Curitiba e as demais em Joinville e Florianópolis (SC). Os 25 funcionários da livraria incendiada estão sendo remanejados para outras filiais, onde trabalharão até que a reforma do prédio seja concluída.