Curitiba - Dois homens foram presos acusados de tentar vender um carro do Ministério de Minas e Energia no Paraguai. A prisão foi feita pelo Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Delegacia de Foz do Iguaçu (Oeste), na quarta-feira à noite. Eles foram encontrados pela polícia paraguaia quando tentavam vender o carro.
Um dos homens seria motorista de uma empresa de Curitiba, terceirizada pelo ministério para realizar um levantamento topográfico no Oeste. De acordo com o delegado-adjunto de Foz do Iguaçu, Amarildo José Antunes, os dois resistiram à prisão no país vizinho.
Antunes informou que a polícia do Paraguai suspeitou do veículo em uma favela em Cidade de Leste, próximo à fronteira, e ligou para polícia a paranaense para saber se havia informações sobre os detidos. ''Havia quatro pessoas no carro, mas duas fugiram'', contou o delegado. Os acusados tentavam negociar o veículo modelo Parati, placas AML-4049, do Departamento Nacional de Produção Mineral, ligado ao Ministério de Minas e Energia.
''Sabemos que eles, para não chamar atenção, retiraram todos os adesivos do veículo antes de atravessar a fronteira, mas um deles afirmou, em sua defesa, que se embriagou e resolveu dar um passeio no Paraguai, não se lembrando de nada depois disso'', disse o delegado.
Antunes ainda contou que os detidos estavam em liberdade provisória. O motorista responde por roubo, porte ilegal de arma e embriaguez ao volante, em Curitiba, e o outro homem é acusado de três roubos em Cascavel. ''A liberdade condicional do primeiro já havia sido suspensa, mas ainda não havia mandado de prisão expedido contra ele. No entanto, agora ele deve ficar preso. Com esse novo caso é provável que o benefício de ambos seja suspenso e que eles voltem à prisão'', afirmou o delegado Amarildo.
''Os dois suspeitos e o veículo foram extraditados. Eles estão sendo acusados por resistência à prisão e embriaguez ao volante do outro lado da fronteira'', explicou o delegado. Os detidos serão entregues à Policia Federal da região. De acordo com o delegado, o Artigo 144 de Constituição Federal determina que a PF é o órgão responsável por apurar infrações contra bens da União.

mockup