Fisioterapeutas e terapeutas fazem campanha no Calcadão
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de outubro de 2004
Vanessa Navarro<br> Reportagem Local 
O Dia Estadual de Conscientização da Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi lembrado ontem, em Londrina, com uma campanha no Calçadão (Área Central). Profissionais e estudantes das duas áreas montaram um estande no local para divulgar suas atuações e oferecer serviços médicos à população, como medição de pressão arterial, orientações sobre desenvolvimento motor em bebês e avaliação postural.
''A fisioterapia é aplicada a vários campos, como ortopedia, ginecologia, obstetrícia. A profissão cresceu nos últimos anos e é cada vez mais procurada pela população, até mesmo sem indicação médica. O que falta é a conscientização de que a fisioterapia também pode ser aplicada de forma preventiva'', explicou a docente do curso de Fisioterapia da Unopar, Viviane de Souza Pinheiro.
Já os profissionais de Terapia Ocupacional apontam que a área ainda é pouco conhecida em Londrina, sendo que apenas 12 pessoas exercem a atividade no município. ''Terapia ocupacional se refere a toda e qualquer atividade com emprego e fins terapêuticos. Os objetivos são proporcionar independência ao indivíduo e reinseri-lo na sociedade'', sublinhou a terapeuta Edna Gon, da Unopar, enumerando a geriatria, a psiquiatria e até a reumatologia como áreas que podem se beneficiar desse tipo de atividade.
Segundo Edna, em Londrina a terapia ocupacional pode ser encontrada em clínicas particulares, nas APAEs, no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e na Unopar.


